4 fatores fundamentais para uma revenda de gás ter sucesso | Ultragaz Revendas
4 fatores fundamentais para uma revenda de gás ter sucesso

Ideias e Negócios

4 fatores fundamentais para uma revenda de gás ter sucesso

4 fatores fundamentais para uma revenda de gás ter sucesso

A revenda de gás é um negócio seguro e estável. Porém, existem alguns fatores fundamentais para fazê-la deslanchar, superar os primeiros meses de operação e alcançar bons resultados.

Antonio Carlos Porto, gerente de mercado da Utragaz para os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, afirma que o perfil de gestão do revendedor é a peça que muda o jogo. Ele tem quase duas décadas de experiência acompanhando o mercado de revenda de gás e destaca a importância das atitudes do empreendedor à frente do negócio no período inicial, até que o negócio comece a dar lucro.

LEIA NO BLOG: Conheça 8 características do revendedor de sucesso

“É comum que depois de alguns meses o empresário comece a questionar resultados. Por isso, quem empreende nessa área precisa ter persistência, propósito e constância de propostas.” Em geral, uma revenda de gás começa a ter retorno do investimento após 18 meses. Com a ajuda de Antonio Carlos, listamos quatro fatores fundamentais para a revenda superar esse período inicial e ter sucesso.

Revenda de gás: importância do capital de giro

Capital de giro é a quantidade de recursos financeiros que a empresa precisa para garantir a fluidez dos ciclos de caixa. O revendedor precisa garantir uma quantia mínima de dinheiro para suportar as oscilações de caixa, especialmente nos primeiros meses de funcionamento.

O investimento mínimo para montar uma revenda de gás é de R$ 60 mil. O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) recomenda aos empreendedores reservar pelo menos 20% do valor investido como capital de giro.

Controle de custos na revenda de gás

Antonio reforça que é essencial trabalhar com informações precisas sobre os gastos da revenda de gás. Segundo ele, é comum que as empresas não tenham nenhum controle dos custos de operação e que não saibam como agir para melhorar a performance.

“Não se trata de ter sistemas sofisticados, mas é preciso gerar dados financeiros que permitam entender como é possível melhorar a eficiência. A equipe de consultores da Ultragaz está preparada para orientar as revendas de gás no uso de ferramentas simples e que gerem informações.”

ASSISTA AO WEBINAR: Abrindo uma revenda de gás: papéis e responsabilidades na parceria

Conhecimento do cliente

Assim como acontece com as informações financeiras, é necessário ter dados que gerem conhecimento sobre a base de clientes. Saber se o local onde a revenda de gás está inserida tem estabelecimentos comerciais próximos é importante para definir o mix de produtos no estoque. Também é importante acompanhar quais os dias e horários mais comuns dos pedidos e a frequência com que os clientes costumam reabastecer.

Dessa forma, é possível direcionar corretamente os investimentos em marketing e divulgação e definir ações promocionais que façam sentido para o público atendido. “É importante reservar um recurso para essas ações e ter constância. Mas, antes, é necessário entender o perfil do público e se faz mais sentido ter ações digitais ou fazer a divulgação presencial, por exemplo.

Uma estratégia muito usada é a oferta de brindes para atrair e fidelizar clientes. Antonio recomenda que isso não seja atrelado ao produto para não gerar uma confusão de que, ao fazer uma compra, o cliente sempre terá um item adicional. “Oferecer brindes é uma estratégia interessante para datas comemorativas ou em momentos especiais”, avalia.

LEIA NO BLOG: Como a Ultragaz apoia o marketing de suas revendas

Preparação da equipe

Outra atribuição importante para o empresário que investe em uma revenda de gás é montar um bom time e mantê-lo motivado e preparado. Afinal, é esta equipe que irá fazer o contato direto com os clientes no dia a dia.

Para isso, é necessário realizar treinamentos constantes e manter um canal aberto para receber as demandas que chegam pelos funcionários.

Quer abrir uma revenda de gás da Ultragaz? Agende uma conversa gratuita com nossos consultores. 


Comentários

  1. emerson kelly costa

    Boa Noite! Tenho interesse em ser um revendedor. Como devo proceder?

    1. Ultragaz

      Olá, Emerson.
      Agradecemos seu interesse em ser um parceiro da Ultragaz. Sugerimos que você confira este passo a passo para abrir uma revenda. E se quiser conversar com um de nossos consultores, preencha o formulário e entraremos em contato para marcar uma conversa.

  2. Anônimo

    Quero ser um revendedor de gás.

    1. Ultragaz

      Olá! Agradecemos seu interesse. Se quiser conhecer o passo a passo para montar uma revenda de gás, confira neste texto.

  3. José

    Decidi abrir uma revenda de gás e a Ultragaz, pelo que entendo, “abraça” o novo empreendedor com suporte, treinamento, fornece sistema de gestão, ou seja a parceria tem início até na possível visita de um consultor ao local do terreno escolhido para montagem do negócio.
    Meu município dispõe de revendas Ultragaz então pergunto, isso seria algum empecilho? Os vasilhames vazios devem ser adquiridos diretamente do fabricante de botijões ou é a Ultragaz que faz essa venda? Há suporte da Ultragaz quanto pedido de alvará de funcionamento junto à Prefeitura Municipal?
    Desde já agradeço.

    1. Ultragaz

      Olá, José! Agradecemos seu comentário e seu interesse.
      Mesmo já existindo uma revenda Ultragaz em seu município, é possível abrir outra, mas precisamos analisar o mercado local e também avaliar o lugar onde pode ser aberto o negócio. Em relação aos vasilhames, a Ultragaz desenvolve programas de subsídio para a compra para ajudar o início da operação. A equipe de consultores da empresa orienta o empreendedor em todas as etapas, inclusive na obtenção de documentação. Preencha o formulário aqui e marque uma conversa com nossa equipe.

  4. Jossel Da Silva Araújo

    Boa tarde. Tudo bem? Eu gostaria de saber como abrir uma revenda de gás, mas no momento estou sem capital de giro. Já trabalhei no segmento de gás e sempre gostei da Ultragaz.

    1. Ultragaz

      Jossel, sugerimos que você baixe este material que traz um passo a passo detalhado para abrir uma revenda, com informações inclusive sobre investimento. Esperamos que seja útil!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *