Ideias de revenda ou franquia lucrativa que vale investir

Ideias e Negócios

Ideias de revenda ou franquia lucrativa que vale investir

Ideias de revenda ou franquia lucrativa que vale investir

Nunca tivermos tantos novos empreendedores no Brasil como agora. Com tanta gente entrando no mercado, o que todo mundo quer saber é em quê vale a pena investir. E são muitas as dúvidas. O que é melhor: fazer parte de um negócio já existente ou ser independente? Franquia é um bom negócio? Qual opção de franquia lucrativa vale apostar? Há outros modelos de negócios seguros?

A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) apontou que cerca de 25% da população adulta do Brasil estava envolvida na abertura de um novo negócio ou com um negócio com até 3 anos e meio de atividade em 2020. Segundo o levantamento, é o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos.

A busca por abrir um novo negócio está relacionada com a crise econômica e a pandemia. A tendência foi verificada também em outros momentos de recessão. O outro lado desse crescimento é que grande parte dos novos negócios não sobrevivem muito tempo. 

Dados do Sebrae apontam que 25% dos negócios independentes fecham antes de completar dois anos. Porém, entre os estabelecimentos que adotam modelos de revendas e franquias, o percentual de mortalidade cai para cerca de 3%. Por essa razão, é grande a procura por opções de revenda ou franquia lucrativa em que valha a pena investir – muitas vezes, apostando boa parte do patrimônio acumulado. 

Franquia X revenda

Os modelos de franquia e revenda têm semelhanças – como o uso da marca e dos produtos – e também diferenças. Nas revendas, por exemplo, não há pagamento de royalties e o empresário tem mais autonomia para fazer a gestão do negócio.

“Não há dúvidas de que as franquias e revendas aumentam muito a chance de sucesso para quem está empreendendo. Afinal, há uma empresa que dá o caminho das pedras, ensinando os processos”, afirma Marcelo Cherto, presidente da Cherto Consultoria, um dos fundadores da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

LEIA TAMBÉM: Fuja de “pegadinhas” na hora de abrir franquias e revendas

Segmentos de revenda e franquia lucrativa

O consultor avalia que, após a pandemia do coronavírus, negócios que souberam reagir com agilidade e reforçar a atuação online ganharam espaço. Alguns segmentos mostraram mais resiliência e vêm se firmando como boas oportunidades. A pandemia também apontou uma tendência de volta às lojas de rua para comércios que antes estavam apenas em shopping centers.

Confira a seguir alguns segmentos que se mostram promissores no cenário atual.

Franquias de educação:

Esta é uma área com oportunidades crescentes e com possibilidades inclusive de baixo investimento. Segundo o guia da Associação Brasileira de Franchising, há negócios home based de monitoria com valor inferior a R$ 5 mil e unidades escolares a partir de R$ 40 mil.  Para quem busca uma oportunidade de franquia lucrativa, Cherto recomenda redes que invistam em metodologias online. 

Franquias de alimentação:

Mesmo com os restaurantes sendo fortemente afetados pela pandemia, várias franquias vêm se destacando como bons investimentos neste segmento. “Muitas delas encontraram bons caminhos para chegar ao consumidor mesmo com a mudança de hábitos de consumo. Na área de alimentação, contou muito ter esse apoio para mudar a estratégia com rapidez”, ressalta. O segmento tem opções para todos os bolsos e gostos, de refeições completas a itens mais simples, como bolo, sorvete ou açaí.

Franquias de saúde, beleza e estética

 As oportunidades de franquias lucrativas neste segmento são diversificadas. Há desde negócios menores e de investimento baixo, como esmalterias e espaços de design de sobrancelha, a grandes centros de estética e beleza. Na área de saúde, novas franquias de atendimento médico e odontológico são negócios emergentes. Esse tipo de negócio é também uma boa opção para cidades pequenas e bairros periféricos dada a carência de bons serviços de saúde nesses locais.

Franquias de ótica

É um serviço essencial, que qualquer cidade ou bairro precisa ter. Além disso, óculos são produtos que precisam ser trocados com frequência e que em geral as pessoas possuem mais de um. É fundamental, claro, mapear a demanda local. Para escolher uma franquia lucrativa, vale buscar marcas que apoiam o franqueado a construir um bom relacionamento com o cliente (CRM).

Franquias pet

O segmento vem crescendo ano a ano e teve excelente desempenho mesmo após a chegada da pandemia. A tendência vem sendo mantida com a ampliação dos produtos e serviços oferecidos. “O que temos visto é uma ‘humanização’ dos animais de estimação. Alimentos e serviços que estavam antes disponíveis apenas para pessoas de classes mais altas agora também é oferecido aos pets”, destaca Cherto. Para quem busca uma franquia lucrativa, há desde grandes pet shops a opções de nicho, como farmácias de manipulação, nutrição e planos de saúde.

Revenda de gás

É um negócio com demanda constante mesmo em tempos de crise. Os estabelecimentos que comercializam os botijões de GLP, conhecido como gás de cozinha, utilizam o modelo de negócio de revenda. Marcelo Cherto explica que se sobressai neste segmento quem tem uma visão comercial mais arrojada e ingressa em redes que oferecem apoio para marketing, finanças e relacionamento com o cliente. “Assim como acontece com varejistas tradicionais, muitos revendedores se acostumaram a esperar o cliente vir. Mas agora é preciso adotar estratégias para chegar ao cliente com mais facilidade.”

A Ultragaz foi pioneira no Brasil na oferta do modelo de revendas de gás. A empresa oferece consultoria especializada ao investidor, desde o momento da instalação da revenda, com apoio para escolha do local e formalização da empresa. Além disso, a rede de parceiros recebe suporte para a definição de estratégias e tem acesso a materiais de marketing e treinamento.

LEIA NO BLOG: Qual o suporte oferecido para uma revenda de gás Ultragaz?

Quer conhecer outras vantagens de ser um revendedor da Ultragaz? Preencha o formulário e marque uma conversa gratuita com um de nossos consultores.


Comentários

  1. LUIS GUSTAVO LEAL AVELAR disse:

    Bom dia.
    Gostaria de empreender como revendedor de gás. Já possuo um lote de 352m2 e também um veículo para transporte.

    1. Ultragaz disse:

      Olá, Luiz Gustavo. Sugerimos e leitura deste texto para entender melhor o passo a passo para abrir uma revenda.
      E se quiser falar com nossa equipe, preencha o formulário e entramos em contato para agendar uma conversa.

  2. Ronaldo Barbosa disse:

    Já li todo o conteúdo do passo a passo para montar uma revenda de gás. Já tenho um local privilegiado e frota de caminhões. Além disso, tenho o valor que vocês estimam como capital inicial necessário. Agora preciso de orientações mais específicas para colocar meu plano de abrir uma revenda Ultragaz em prática. Vocês podem me ajudar?

    1. Ultragaz disse:

      Ronaldo, obrigada pelo contato e pelo seu interesse. Que bom saber que você já tem boa parte dos recursos necessários para a abertura de uma revenda de gás. O próximo passo então é falar com a nossa equipe comercial, porque a Ultragaz oferece uma consultoria completa para quem quer abrir uma revenda, como é o seu caso. Preencha o formulário clicando neste link e aguarde o nosso contato para marcar uma visita comercial gratuita. Sucesso nos negócios.

  3. Joseane disse:

    Gostaria de saber o que fazer para abrir uma franquia. Quem devo procurar?

    1. Ultragaz disse:

      Olá, Joseane, tudo bem? Existem publicações especializadas no tema que trazem muitas informações relevantes, indicando segmentos em alta e valores de investimento conforme o porte e marca franqueadora. Quando os planos estiverem mais maduros, pode ser interessante buscar o apoio de uma consultoria. Desejamos sucesso nos negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *