Saiba onde não abrir uma revenda de gás

Ideias e Negócios

Saiba onde não abrir uma revenda de gás

Saiba onde não abrir uma revenda de gás

Encontrar o local adequado para abrir uma revenda de gás é um dos principais dilemas dos empreendedores que querem entrar nesse segmento. Isso porque existem diversas restrições estabelecidas por normas e legislações para garantir a segurança no entorno do estabelecimento.

Muitas vezes, os empresários querem aproveitar um espaço que já possuem em outro negócio ou mesmo em uma residência. E aí surgem dúvidas: é possível aproveitar o mesmo terreno? E o que é necessário fazer? 

A abertura de uma revenda de gás precisa estar de acordo com a NBR 15514, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que estabelece as regras para armazenamento de recipientes de GLP. Além disso, também é preciso cumprir as instruções do Corpo de Bombeiros, que têm diferenças em cada estado brasileiro, e ao Plano Diretor do município onde se vai operar.

Para apoiar quem quer abrir uma revenda de gás, listamos a seguir 5 situações em que não é possível abrir uma revenda de gás. A lista foi preparada com o apoio de dois especialistas da Ultragaz que atuam em diferentes regiões do país: Juliano Vasconcelos Mesquita, gerente comercial responsável atualmente pelos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, e Karina Gomes, consultora que atua na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

1) Proximidade a aglomerações

A revenda de gás precisa manter o afastamento de estabelecimentos que concentram muitas pessoas, como escolas, hospitais, igrejas e salões de festas, por exemplo. A distância varia de acordo com o porte da revenda. Este é um ponto fundamental e que tem muita atenção do Corpo de Bombeiros no momento de conceder a autorização de funcionamento. 

Karina Gomes explica que é importante ficar atento inclusive a abertura posterior desse tipo de espaço nas imediações de revendas já em funcionamento porque isso pode impedir a renovação do alvará. 

LEIA NO BLOG: 6 dúvidas comuns sobre terreno para revenda de gás

2) Inexistência de saída independente para a rua

A instalação de uma revenda de gás demanda que o terreno tenha uma saída independente para a rua, com portão de no mínimo 1,2 metro. Com isso, quem pretende instalar o negócio em uma área de outra empresa ou residência precisa ficar atento a essa condição. 

Karina ressalta que o projeto de prevenção de incêndio é feito para todo o lote, seja ele comercial ou residencial. “Muitas vezes o empreendedor quer aproveitar o quintal da casa ou uma parte de um supermercado, por exemplo, mas é fundamental considerar essa necessidade.”

OUÇA O AUDIOBOOK: 4 dicas para escolher onde abrir sua revenda de gás

Ultragaz Oficial · 4 dicas para escolher onde abrir sua revenda de gás

3) Terrenos pequenos 

Idealmente o terreno para instalar uma revenda de gás deve ter pelo menos 80 metros quadrados, segundo os especialistas comerciais da Ultragaz. Esta área é suficiente para abrir uma revenda classe 2, que pode armazenar até 120 botijões P13. Já uma revenda classe 3, que pode armazenar até 480 botijões P13, necessita de no mínimo 200 metros quadrados. Estas são as duas classes mais comuns de revendas de gás.

Existe a possibilidade de abrir uma revenda classe 1, que necessita de 30 metros quadrados, mas este modelo permite armazenar apenas 40 botijões P13, o que é insuficiente para garantir o abastecimento nos principais mercados se considerado o giro logístico para reposição de estoques. 

4) Galpões fechados

Uma das condições estabelecidas na norma da ABNT é que a área de armazenamento dos botijões deve estar em local aberto e com ventilação natural. Portanto, não é possível aproveitar galpões ou prédios fechados para a instalação de uma revenda de gás. 

5) Regiões estritamente residenciais ou com restrição municipal

Abrir a revenda de gás em uma região residencial e com muitas casas é ótimo pois este é o principal mercado consumidor dos botijões de GLP. Porém, é importante verificar se o terreno está em uma área permitida para esse tipo de negócio.

Karina afirma que regras do Plano Diretor dos municípios costumam ser o maior empecilho para a instalação de revendas de gás. “Na região que atuo, há cidades que restringem a abertura de revendas a poucas avenidas”, explica. 

Juliano concorda que conhecer o Plano Diretor é fundamental para fazer uma busca certeira do terreno. “As regras diferem muito de uma cidade para outra. Na região Nordeste, por exemplo, temos o caso de Fortaleza, que estabelece uma distância mínima de um quilômetro de raio de uma revenda para outra. Já em João Pessoa, é comum vermos várias revendas em uma mesma rua.”

Mercado consumidor da revenda de gás

Apesar de não se tratar de impedimento legal, a Ultragaz tem uma orientação adicional com o objetivo de garantir o sucesso do negócio: instalar a revenda de gás em cidades ou regiões onde exista concentração de mercado consumidor.  

“Locais com baixo adensamento populacional demandam muito gasto com transporte para distribuição e isso pode inviabilizar o negócio”, explica Juliano.  

A Ultragaz realiza um mapeamento das localidades e áreas de grandes cidades onde existem boas oportunidades para a abertura de uma revenda de gás. Os consultores da empresa oferecem assessoria completa aos empresários interessados em entrar nesse ramo. A equipe comercial também conhece detalhadamente as regras e as condições legais nas diferentes regiões do país. 

Portanto, se você tiver alguma dúvida se o local que identificou é o mais adequado para abrir uma revenda de gás, marque uma conversa gratuita com nossa equipe. 


Comentários

  1. Larissa Pinto Borges disse:

    Quero ter mais informações para abrir um drive tru de gás. Conheci uma unidade em Ponta Grossa, Paraná e achei muito interessante.

    1. gabriel.passarelli disse:

      Olá, Larissa!

      Para saber mais, fale com um consultor nesse link!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *