Abrindo uma revenda de gás: papéis e responsabilidades nesta parceria | Ultragaz Revendas
[WEBINAR] Abrindo uma revenda de gás: papéis e responsabilidades na parceria

Ideias e Negócios

[WEBINAR] Abrindo uma revenda de gás: papéis e responsabilidades na parceria

[WEBINAR] Abrindo uma revenda de gás: papéis e responsabilidades na parceria

Estou abrindo uma revenda de gás Ultragaz, e agora? Quais partes ficam sob minha responsabilidade e qual é o suporte que a Ultragaz oferece em cada uma das etapas do processo de abertura do negócio e depois na operação do dia a dia?

Para esclarecer as atribuições de quem empreende e também da Ultragaz nesta parceria e permitir que cada parte envolvida direcione sua energia na direção correta, “fazendo acontecer”, a empresa promoveu, em dezembro de 2020, o webinar “Abrindo uma revenda de gás Ultragaz: papéis e responsabilidades nesta parceria”.

O evento virtual contou com a participação de Fernanda Pessoa, gerente de marketing da Ultragaz, e Bruno Mazzoco, gerente de mercado da Ultragaz.

Confira este webinar na íntegra.

Documentação

A questão da documentação foi o ponto de partida do bate-papo entre os especialistas. Bruno fez questão de tranquilizar a audiência sobre o processo, explicando para quem está abrindo uma revenda de gás que a Ultragaz oferece um apoio consultivo completo, indicando os documentos necessários, a qual órgão recorrer em cada caso e a ordem cronológica a ser respeitada. “Nosso papel é dar toda essa consultoria e o passo a passo. O papel do parceiro é ir aos órgãos e conseguir as documentações.”

De forma resumida, o primeiro passo para quem está abrindo uma revenda de gás é fazer uma consulta prévia na prefeitura para checar se o terreno escolhido permite a abertura de um comércio varejista de GLP. Se a permissão existir, parte-se para a constituição da empresa, a construção da revenda por um projetista a partir de um projeto produzido pela Ultragaz, a vistoria do Corpo de Bombeiros, que resulta na entrega do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), a requisição do alvará de funcionamento na prefeitura e a aprovação final na Agência Nacional do Petróleo (ANP).

LEIA MAIS: Confira 10 passos para montar uma revenda de gás

Abrindo uma revenda de gás: estrutura e segurança

Falando em estrutura e de segurança, Bruno explicou que o consultor da Ultragaz consegue, pelo dimensionamento do terreno, produzir a planta 3D do espaço e já mostrar a quem está à frente do empreendimento onde vai ficar o escritório, a área de armazenamento, os espaços de circulação, as distâncias em relação ao muro e à rua, a distância entre os botijões e a frota.

“A Ultragaz entrega ao empresário que está abrindo uma revenda de gás todos os requisitos técnicos relativos à distribuição do espaço, indicando os distanciamentos de segurança previstos na norma técnica. Se tudo for respeitado, já vai estar trabalhando de maneira segura.”

As plantas baixa e em 3D são entregues ao projetista e à equipe que irá conduzir a obra. É responsabilidade do parceiro ou parceira fazer o investimento na obra.

Fernanda Pessoa, gerente de marketing da Ultragaz, fez questão de destacar que a segurança é um atributo muito forte para a marca Ultragaz e que é primordial que os parceiros sigam corretamente todas as recomendações, normas e processos em relação ao cuidado com o produto, que entra na casa do cliente. “A Ultragaz entende que a revenda é nossa extensão, quem nos representa perante os consumidores. Os parceiros têm responsabilidade de levar nosso padrão pra casa do cliente.”

Para ilustrar a importância da segurança para a Ultragaz, Bruno detalhou o processo que ocorre na fábrica. “Todos os botijões são testados na entrada e na saída. As válvulas são verificadas, os botijões são pintados novamente quando necessário, todos eles são pesados. É um processo bem rigoroso. Nossas revendas recebem um produto de qualidade e seguro, e o parceiro deve atender às normas de segurança e entregar um bom produto para o consumidor final.”

Padrões da marca

Fernanda explicou que a empresa cuida de toda a parte institucional para garantir a força e alcance da marca e zelar por sua reputação. “Por isso, oferecemos subsídio para o revendedor em todo o processo de identidade da marca, desde o ambiente físico, com padronização da fachada, dos caminhões e uniformes, até a parte de material de comunicação porta a porta, imãs de geladeira e brindes.”

A empresa também disponibiliza a padronização da comunicação digital, para Facebook, Instagram e Google Meu Negócio, contribuindo para o fortalecimento e a consistência da marca em todos os pontos de contato com o cliente. “Nosso trabalho está focado em definir o padrão a ser aplicado em cada um dos casos. E o parceiro precisa garantir a execução e ostentação da marca conforme as nossas recomendações, para que a gente chegue no cliente de uma forma única.”

É importante esclarecer que todo esse suporte não tem custo adicional para o parceiro. O modelo de negócios de Revendas Ultragaz não conta com fundo de marketing. “Tudo o que a gente oferece em relação ao padrão da marca é custeado pela empresa, até os conteúdos prontos para serem usados nas redes sociais. É importante que nosso parceiro perceba esse valor agregado”, concluiu Fernanda.

LEIA TAMBÉM: Como a Ultragaz apoia o marketing de suas revendas

Gestão do negócio

Bruno apontou, para que está abrindo uma revenda de gás, três pilares como fundamentais para o sucesso do negócio: vendas, equipe e marketing. Não adianta, por exemplo, o marketing ser efetivo e trazer clientes mas a equipe de vendas não converter. E vice-versa. “No início, como aprendiz, o empresário tem que olhar para tudo. Orquestrar muito bem os três pilares e também ter bom controle de estoque e das finanças.  Depois, conforme vai crescendo, pode ir criando estrutura maior que te apoie.”

O negócio, explicou o gerente de mercado, é feito 50% pelo revendedor e 50% pela Ultragaz, que está há mais de 80 anos no mercado e já operando há décadas com o formato de revendas. “A gente ajuda as empresas a prosperar. Então é importante seguir as orientações do consultor, que está sempre presente”, comentou.

Outro ponto alto do suporte oferecido pela Ultragaz são os treinamentos, que ocorrem desde a fase pré-operacional, em que o parceiro é treinado por ume semana, vai conhecer as revendas-escola e a base, a fábrica. Há também o acesso ao aplicativo MAP, que tem treinamentos para a equipe de vendas, para o atendimento interno da loja, para o empresário.

Qualidade do atendimento e ações de marketing

Conhecer cada vez mais o cliente, seus hábitos e seus desejos é o que orienta a Ultragaz na criação de novos produtos, serviços e canais, também com o objetivo de escalar as vendas do parceiro. Ouvir o cliente por meio de ferramentas de avaliação de satisfação é um dos caminhos. “Nossa evolução e do parceiro dependem muito dessa escuta. Para apoiar esse processo, a Ultragaz tem um programa de excelência de qualificação das revendas para que ofereçam o melhor atendimento”, explicou Fernanda.

No que diz respeito ao desenvolvimento de ações de marketing, a Ultragaz oferece todo material de marketing estruturado, pronto para ser usado. Dentro do MAP, há uma ferramenta que permite fazer toda a personalização das peças. “A estrutura toda está pronta para ele atender bem e vender.”

Para o momento de abertura, há a entrega de um “enxoval”. A empresa coparticipa deste processo, ou seja, investe em parte das ações e também indica no que o parceiro ou parceira deve investir. “Ele é subsidiado com conhecimento e orientação. Recebe um manual de recomendação com todo planejamento online e offline da inauguração. As ações começam 45 dias antes da inauguração e depois há também uma etapa de ações de sustentação, com recomendação do marketing institucional da empresa sobre as melhores ações e formatos. Contamos com a dedicação do revendedor para fazer acontecer.”

LEIA MAIS: Como a Ultragaz apoia o marketing de suas revendas

Vasilhames: aquisição inicial

A compra de vasilhames deve constar do plano de negócios de quem está abrindo uma revenda de gás. O vasilhame é um ativo, um investimento que gera valor para quem empreende, destacou Bruno. “Depois da compra, a manutenção e o sucateamento não são responsabilidade do empreendedor. É um ativo liquidez enorme, caso precise vender, e que não deprecia.”

Para apoiar quem está abrindo uma revenda de gás, há um programa de compra de vasilhames subsidiada pela empresa com até 30% de desconto no valor. A aquisição facilitada não é exclusiva aos novos entrantes – é uma opção também para quem está em fase de expansão do negócio.

Fernanda explicou que a Ultragaz também auxilia o parceiro a dimensionar a quantidade de botijões de gás ideal para cada momento do negócio. “Há todo um estudo do potencial da região escolhida, da área de atuação da revenda que nos permite estudar e orientar os passos.  A gente está lado a lado com o revendedor para ajudá-lo a gerir sua escalada, para que ele não tenha vasilhames demais a ponto de empatar o ativo e nem tão pouco que interrompa suas vendas. Nossa consultoria ajuda quem empreende a encontrar o ponto de equilíbrio.”

BAIXE GRÁTIS: E-BOOK “5 DICAS PARA TER UMA REVENDA DE GÁS DE SUCESSO

Ficou interessado pelo modelo de negócio das Revendas Ultragaz? Solicite o contato da nossa equipe comercial clicando no banner abaixo.


Comentários

  1. Miqueias Ribeiro de Souza disse:

    Gostaria de agendar uma visita.

    1. Ultragaz disse:

      Olá, Miqueias. Bom saber que está interessado em abrir uma revenda. Para agendar uma visita, preencha aqui o formulário.

  2. Francisco disse:

    Boa tarde. Eu quero agendar uma visita e quero ser um revendedor parceiro da Ultragaz. Mas não sei como começar. Na região onde eu moro, precisa muito desse negócio. Obrigado!

    1. Ultragaz disse:

      Olá, Francisco.
      O investimento mínimo para abrir uma revenda de gás é de R$ 60 mil. Para conhecer o passo a passo para abrir uma revenda. baixe este e-book gratuito.
      E se quiser marcar uma conversa com um de nossos consultores, preencha seus dados neste link e aguarde o nosso contato para marcar a visita comercial gratuita.

  3. Ivanildo disse:

    Boa tarde. Tenho interesse em abrir uma revenda de gás e gostaria de contar com as orientações da equipe da Ultragaz. Como devo proceder? Obrigado.

    1. Ultragaz disse:

      Olá, Ivanildo, tudo bem? Ficamos contentes em saber do seu interesse. A Ultragaz dá uma consultoria completa para quem quer abrir uma revenda. Preencha este formulário e aguarde o nosso contato para marcar uma visita comercial gratuita, sem compromisso! Assim falamos sobre isso em detalhes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *