Como a Ultragaz apoia o marketing de suas revendas | Ultragaz Revendas
Como a Ultragaz apoia o marketing de suas revendas

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Como a Ultragaz apoia o marketing de suas revendas

Como a Ultragaz apoia o marketing de suas revendas

Assumir uma postura reativa nos negócios, como todos sabem, não é a melhor opção para alavancar vendas. A afirmação também se aplica ao universo das revendas, e é por isso que o empreendedor à frente da gestão da revenda de gás da Ultragaz é encorajado a olhar com especial atenção às estratégias e ferramentas de comunicação e marketing, contando com a orientação da marca sobre os caminhos a seguir.

Fernanda Pessoa, gerente de marketing da Ultragaz, explica que a empresa é responsável por toda a parte institucional. É ela quem define os padrões, zela pela correta aplicação e pela saúde da marca, cuida de sua reputação e promove estratégias para ampliar cada vez mais a força e alcance. “A Ultragaz cuida da parte macro, garantindo a entrega de uma marca forte ao revendedor. A revenda de gás, por sua vez, é responsável pela divulgação dessa marca no contexto em que está inserida.”

Na comparação com as franquias, o dono de uma revenda de gás da Ultragaz tem um benefício: não precisa fazer desembolsos regulares para o fundo de marketing da marca. “Oferecemos toda consultoria e treinamento que ele precisa. E também um plano de recomendação de marketing com a indicação de ações e mídias que funcionam melhor em cada situação, como inauguração ou sustentação. Por fim, desenvolvemos todas as peças conforme o guia de aplicação da marca para que a revenda não tenha de se preocupar com isso. Não cobramos nada por isso.”

Investimento da revenda de gás

O investimento de cada revenda de gás ocorre a partir deste ponto, quando o empreendedor decide como quer colocar em prática as recomendações da empresa considerando seu público-alvo e as particularidades da região onde está. Como em qualquer negócio, é fundamental reservar um impulso para investir na comunicação com o cliente.

LEIA MAIS: Conheça 8 características do revendedor de sucesso

Plano de marketing para revenda de gás

O plano de recomendação de marketing enviado pela Ultragaz a seus parceiros traz indicações muito objetivas sobre possíveis ações online e offline. Oferece também sugestão de duração/periodicidade e custo estimado tanto para situações de inauguração quanto de manutenção ou troca de bandeira. Tudo isso detalhado conforme o tamanho da revenda, que vai de PP (classe 1) a G (classes 4 e 5).

No caso de uma inauguração, por exemplo, o pacote mínimo de ativação inclui ação prévia com promotora no bairro, divulgando a data de abertura e ativando o cadastro, distribuição de folhetos e imãs com o telefone da revenda em duas ondas, 15 dias antes da abertura e 30 dias depois, faixa e banner na fachada da loja. Pensando em mídia, é importante considerar  ações com rádio local, contratação de carro de som e veiculação de mídia em outdoor ou busdoor.

ASSISTA: [WEBINAR] Abrindo uma revenda de gás: papéis e responsabilidades na parceria

“Nosso plano é muito didático e traz alertas importantes para este empresário, como a dica para selecionar uma rádio que conte com 70% de afinidade do seu público-alvo e o volume de inserções recomendado para garantir alcance”, comenta Fernanda, explicando que é preciso partir do princípio que ele não necessariamente entende de marketing e, portanto, precisa e valoriza esta orientação.

O planejamento traz também a sugestão de ações de fortalecimento da marca que devem ter início pelo menos 30 dias antes da abertura, como a criação de página no Facebook e no Instagram nos padrões estipulados pela marca e a sugestão de investimento mínimo em campanhas de awareness.  

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Inspiração em casos reais

A Hart Gás, revenda Ultragaz localizada no interior do Paraná, conseguiu bons resultados em uma campanha envolvendo a rádio local, como conta Andrei Camargo, gerente comercial da Ultragaz. O parceiro fechou um pacote que mesclava testemunhal sobre os diferenciais da marca, sorteio de brindes e depoimento de clientes. Como resultado, conseguiu ampliar o alcance da divulgação em função da presença semanal na rádio. Consequentemente, registrou aumento nas vendas de botijões de gás pelo estímulo dos sorteios. “Seguindo essa linha de raciocínio, é possível promover ação semelhante nas redes sociais da revenda de gás caso a página tenha um número expressivo de seguidores.”

A revenda Mundial Gás, que fica na região metropolitana de Goiânia, fez uma promoção com duração de um ano para sortear um carro novo — com todo o processo devidamente regulamentado junto aos órgãos responsáveis. Cada compra gerava um cupom. Além da aquisição do veículo, a ação exigiu investimento para divulgação em rádio e nas redes sociais. Mas o retorno veio: aumento de 5% nas vendas. “Os prêmios podem variar, mas esse tipo de ação sempre gera bons resultados e fideliza”, comenta Camargo.

Ações offline também podem gerar bons resultados. Aproveitando a rota e o horário de trabalho da equipe de entrega, a revenda Itacir, no Paraná, desenhou uma ação simples de abordagem a vizinhos de casas que receberiam botijões. Por meio de mensagens impressas ou de breves discursos presenciais, o entregador dava o recado: “faça como seu vizinho, seja também cliente Ultragaz”. Ao final, brindes personalizados traziam nome, telefone e a indicação das redes sociais da revenda de gás.

MAP – Meu Aplicativo Parceiro

A nova ferramenta de relacionamento da Ultragaz com sua rede parceiros, o MAP – Meu Aplicativo Parceiro, conta com uma aba toda dedicada ao marketing. Ali, os revendedores Ultragaz encontram um book de peças já aprovadas pelo marketing. E há a possibilidade de personalização conforme as demandas, seja para produção de brindes, seja para a produção de cards para as redes sociais.

Trata-se de uma comodidade importante para o parceiro, que muitas vezes não pode contratar uma agência para apoiá-lo em ações de marketing. Além disso, é uma forma de garantir que as divulgações seguirão um padrão, mantendo a força da marca.

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Comentários

  1. Larissa Regina Olímpio da Silva disse:

    Quero abrir uma revenda. Acho um ótimo negócio para mim.

    1. Ultragaz disse:

      Olá, Larissa. Que bom que gostou dos conteúdos que leu. Se quiser falar com nossos consultores para conhecer mais e amadurecer seus planos, preencha aqui o formulário e entraremos em contato.

  2. WILSON disse:

    Olá! Gostaria de saber se quem faz as entregas de carro ou moto precisa fazer algum curso específico ou ter alguma carteira de motorista especial. Obrigado.

    1. Ultragaz disse:

      Olá, Wilson. Não é necessário ter nenhuma carteira de motorista especial desde que a carga não ultrapasse 333 kg. Para transportar carga superior a este peso, o condutor deve ter o curso de Transporte de Produtos Perigosos anotado na carteira de motorista. Abraços,

  3. wilson disse:

    Olá! Como faço para calcular o consumo de gás em um determinado bairro ou descobrir o consumo médio de gás de uma família de quatro pessoas? Estou interessado em abrir uma revenda em minha cidade e preciso de ajuda com esses dados e projeções. Obrigado.

    1. Ultragaz disse:

      Olá, Wilson! A Ultragaz dá uma consultoria completa para quem quer abrir uma revenda. Preencha o formulário do link e aguarde o nosso contato para marcar uma visita comercial gratuita, sem compromisso! Assim falamos sobre isso em detalhes! https://ultragazrevendas.com.br/seja-um-revendedor/

  4. Felipe disse:

    Tenho interesse em abrir uma revenda de gás.

    1. Ultragaz disse:

      Olá, Felipe. Agradecemos seu interesse. Para saber mais, baixe este e-book gratuito e confira o passo a passo para abrir uma revenda de gás!

  5. Ronieres Alves disse:

    E possível ter uma revenda de gás com investimento de R$ 5000 a R$ 7000 mil?

    1. Ultragaz disse:

      Ronieres, o investimento mínimo para abrir uma revenda de gás é de R$ 60 mil. Este texto pode te trazer mais dicas.

  6. Wander disse:

    Gostaria de saber como fazer para me tornar um revendedor Ultragaz. Qual seria a quantidade mínima de botijões e o tamanho da área de estocagem? Onde compro o produto e qual o investimento inicial necessário? Obrigado.

    1. Ultragaz disse:

      Olá, Wander, tudo bem? Que bom saber do seu interesse em nosso modelo de negócio. O investimento inicial em uma revenda de gás GLP é de R$60 mil. Trata-se de um negócio seguro e rentável até em momentos de crise. O consumo de gás é linear, gera vendas diárias e não tem períodos de baixa sazonalidade. O retorno do investimento costuma chegar em até 18 meses. Quanto aos botijões, o consultor da Ultragaz orienta o revendedor sobre a quantidade adequada de vasilhames a ser adquiridos inicialmente, de acordo com o plano de negócios e as condições de abastecimento da sua região. Quanto à área de estocagem, sugiro a leitura deste conteúdo: Quais são os tipos, portes e classes de revendas de gás GLP? . Por fim, este outro material responde à dúvida sobre onde comprar o produto: Da distribuidora à revenda: conheça o percurso do botijão de gás. Estamos à disposição. Se quiser conversar com a equipe comercial da Ultragaz, preencha este formulário e aguarde o nosso contato. Abraços,

  7. José Pereira dos Santos disse:

    O que devo fazer pra ser um revendedor de gás?

    1. Ultragaz disse:

      Olá, Jpsé. Confira neste link um passo a passo para abrir uma revenda de gás.

  8. MOACIR Souza Dos Santos disse:

    Boa tarde. Já tenho o dinheiro para investir e o terreno. Já estou construindo o galpão, mas estou sem saber por onde começo.

    1. Ultragaz disse:

      Olá, Moacir.
      Sugerimos que você baixe este material, que tem um passo a passo detalhado para abrir uma revenda de gás.
      E se quiser falar com nossa equipe, preencha e formulário e agendamos uma conversa.

  9. Edson de leão soares disse:

    Olá. No local onde quero abrir uma revenda de gás Ultragaz há muitos revendedores de gás clandestinos. Isso não atrapalha o mercado?

    1. Ultragaz disse:

      Olá, Edson, tudo bem? Que bom saber do seu interesse em abrir uma revenda de gás Ultragaz. Abrir um negócio de forma legal e com o apoio de uma marca forte, como é o caso da Ultragaz, é sempre o melhor caminho para que sua jornada como investidor seja de longo prazo. A empresa oferece, desde o começo, um programa de qualificação e treinamentos, com ferramentas de última geração e profissionais que dão todo o apoio necessário à gestão da revenda de gás. Assim, o parceiro Ultragaz tem assistência em todas as etapas de desenvolvimento do seu negócio. Se quiser aprofundar a leitura sobre o tema, sugerimos os seguintes textos: Quais as vantagens de uma revenda Ultragaz? e Revendas Ultragaz aumentam vendas e base de clientes na crise. Abraços,

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