Como a Ultragaz apoia o marketing de suas revendas | Ultragaz Revendas
Como a Ultragaz apoia o marketing de suas revendas

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Como a Ultragaz apoia o marketing de suas revendas

Como a Ultragaz apoia o marketing de suas revendas

Assumir uma postura reativa nos negócios, como todos sabem, não é a melhor opção para alavancar vendas. A afirmação também se aplica ao universo das revendas, e é por isso que o empreendedor à frente da gestão da revenda de gás da Ultragaz é encorajado a olhar com especial atenção às estratégias e ferramentas de comunicação e marketing, contando com a orientação da marca sobre os caminhos a seguir.

Fernanda Pessoa, gerente de marketing da Ultragaz, explica que a empresa é responsável por toda a parte institucional. É ela quem define os padrões, zela pela correta aplicação e pela saúde da marca, cuida de sua reputação e promove estratégias para ampliar cada vez mais a força e alcance. “A Ultragaz cuida da parte macro, garantindo a entrega de uma marca forte ao revendedor. A revenda de gás, por sua vez, é responsável pela divulgação dessa marca no contexto em que está inserida.”

Na comparação com as franquias, o dono de uma revenda de gás da Ultragaz tem um benefício: não precisa fazer desembolsos regulares para o fundo de marketing da marca. “Oferecemos toda consultoria e treinamento que ele precisa. E também um plano de recomendação de marketing com a indicação de ações e mídias que funcionam melhor em cada situação, como inauguração ou sustentação. Por fim, desenvolvemos todas as peças conforme o guia de aplicação da marca para que a revenda não tenha de se preocupar com isso. Não cobramos nada por isso.”

Investimento da revenda de gás

O investimento de cada revenda de gás ocorre a partir deste ponto, quando o empreendedor decide como quer colocar em prática as recomendações da empresa considerando seu público-alvo e as particularidades da região onde está. Como em qualquer negócio, é fundamental reservar um impulso para investir na comunicação com o cliente.

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Plano de marketing para revenda de gás

O plano de recomendação de marketing enviado pela Ultragaz a seus parceiros traz indicações muito objetivas sobre possíveis ações online e offline. Oferece também sugestão de duração/periodicidade e custo estimado tanto para situações de inauguração quanto de manutenção ou troca de bandeira. Tudo isso detalhado conforme o tamanho da revenda, que vai de PP (classe 1) a G (classes 4 e 5).

No caso de uma inauguração, por exemplo, o pacote mínimo de ativação inclui ação prévia com promotora no bairro, divulgando a data de abertura e ativando o cadastro, distribuição de folhetos e imãs com o telefone da revenda em duas ondas, 15 dias antes da abertura e 30 dias depois, faixa e banner na fachada da loja. Pensando em mídia, é importante considerar  ações com rádio local, contratação de carro de som e veiculação de mídia em outdoor ou busdoor.

“Nosso plano é muito didático e traz alertas importantes para este empresário, como a dica para selecionar uma rádio que conte com 70% de afinidade do seu público-alvo e o volume de inserções recomendado para garantir alcance”, comenta Fernanda, explicando que é preciso partir do princípio que ele não necessariamente entende de marketing e, portanto, precisa e valoriza esta orientação.

O planejamento traz também a sugestão de ações de fortalecimento da marca que devem ter início pelo menos 30 dias antes da abertura, como a criação de página no Facebook e no Instagram nos padrões estipulados pela marca e a sugestão de investimento mínimo em campanhas de awareness.

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Inspiração em casos reais

A Hart Gás, revenda Ultragaz localizada no interior do Paraná, conseguiu bons resultados em uma campanha envolvendo a rádio local, como conta Andrei Camargo, gerente comercial da Ultragaz. O parceiro fechou um pacote que mesclava testemunhal sobre os diferenciais da marca, sorteio de brindes e depoimento de clientes. Como resultado, conseguiu ampliar o alcance da divulgação em função da presença semanal na rádio. Consequentemente, registrou aumento nas vendas de botijões de gás pelo estímulo dos sorteios. “Seguindo essa linha de raciocínio, é possível promover ação semelhante nas redes sociais da revenda de gás caso a página tenha um número expressivo de seguidores.”

A revenda Mundial Gás, que fica na região metropolitana de Goiânia, fez uma promoção com duração de um ano para sortear um carro novo — com todo o processo devidamente regulamentado junto aos órgãos responsáveis. Cada compra gerava um cupom. Além da aquisição do veículo, a ação exigiu investimento para divulgação em rádio e nas redes sociais. Mas o retorno veio: aumento de 5% nas vendas. “Os prêmios podem variar, mas esse tipo de ação sempre gera bons resultados e fideliza”, comenta Camargo.

Ações offline também podem gerar bons resultados. Aproveitando a rota e o horário de trabalho da equipe de entrega, a revenda Itacir, no Paraná, desenhou uma ação simples de abordagem a vizinhos de casas que receberiam botijões. Por meio de mensagens impressas ou de breves discursos presenciais, o entregador dava o recado: “faça como seu vizinho, seja também cliente Ultragaz”. Ao final, brindes personalizados traziam nome, telefone e a indicação das redes sociais da revenda de gás.

MAP – Meu Aplicativo Parceiro

A nova ferramenta de relacionamento da Ultragaz com sua rede parceiros, o MAP – Meu Aplicativo Parceiro, conta com uma aba toda dedicada ao marketing. Ali, os revendedores Ultragaz encontram um book de peças já aprovadas pelo marketing. E há a possibilidade de personalização conforme as demandas, seja para produção de brindes, seja para a produção de cards para as redes sociais.

Trata-se de uma comodidade importante para o parceiro, que muitas vezes não pode contratar uma agência para apoiá-lo em ações de marketing. Além disso, é uma forma de garantir que as divulgações seguirão um padrão, mantendo a força da marca.

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