Como a Ultragaz apoia o marketing de suas revendas | Ultragaz Revendas
Como a Ultragaz apoia o marketing de suas revendas

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Como a Ultragaz apoia o marketing de suas revendas

Como a Ultragaz apoia o marketing de suas revendas

Assumir uma postura reativa nos negócios, como todos sabem, não é a melhor opção para alavancar vendas. A afirmação também se aplica ao universo das revendas, e é por isso que o empreendedor à frente da gestão da revenda de gás da Ultragaz é encorajado a olhar com especial atenção às estratégias e ferramentas de comunicação e marketing, contando com a orientação da marca sobre os caminhos a seguir.

Fernanda Pessoa, gerente de marketing da Ultragaz, explica que a empresa é responsável por toda a parte institucional. É ela quem define os padrões, zela pela correta aplicação e pela saúde da marca, cuida de sua reputação e promove estratégias para ampliar cada vez mais a força e alcance. “A Ultragaz cuida da parte macro, garantindo a entrega de uma marca forte ao revendedor. A revenda de gás, por sua vez, é responsável pela divulgação dessa marca no contexto em que está inserida.”

Na comparação com as franquias, o dono de uma revenda de gás da Ultragaz tem um benefício: não precisa fazer desembolsos regulares para o fundo de marketing da marca. “Oferecemos toda consultoria e treinamento que ele precisa. E também um plano de recomendação de marketing com a indicação de ações e mídias que funcionam melhor em cada situação, como inauguração ou sustentação. Por fim, desenvolvemos todas as peças conforme o guia de aplicação da marca para que a revenda não tenha de se preocupar com isso. Não cobramos nada por isso.”

Investimento da revenda de gás

O investimento de cada revenda de gás ocorre a partir deste ponto, quando o empreendedor decide como quer colocar em prática as recomendações da empresa considerando seu público-alvo e as particularidades da região onde está. Como em qualquer negócio, é fundamental reservar um impulso para investir na comunicação com o cliente.

LEIA MAIS: Conheça 8 características do revendedor de sucesso

Plano de marketing para revenda de gás

O plano de recomendação de marketing enviado pela Ultragaz a seus parceiros traz indicações muito objetivas sobre possíveis ações online e offline. Oferece também sugestão de duração/periodicidade e custo estimado tanto para situações de inauguração quanto de manutenção ou troca de bandeira. Tudo isso detalhado conforme o tamanho da revenda, que vai de PP (classe 1) a G (classes 4 e 5).

No caso de uma inauguração, por exemplo, o pacote mínimo de ativação inclui ação prévia com promotora no bairro, divulgando a data de abertura e ativando o cadastro, distribuição de folhetos e imãs com o telefone da revenda em duas ondas, 15 dias antes da abertura e 30 dias depois, faixa e banner na fachada da loja. Pensando em mídia, é importante considerar  ações com rádio local, contratação de carro de som e veiculação de mídia em outdoor ou busdoor.

“Nosso plano é muito didático e traz alertas importantes para este empresário, como a dica para selecionar uma rádio que conte com 70% de afinidade do seu público-alvo e o volume de inserções recomendado para garantir alcance”, comenta Fernanda, explicando que é preciso partir do princípio que ele não necessariamente entende de marketing e, portanto, precisa e valoriza esta orientação.

O planejamento traz também a sugestão de ações de fortalecimento da marca que devem ter início pelo menos 30 dias antes da abertura, como a criação de página no Facebook e no Instagram nos padrões estipulados pela marca e a sugestão de investimento mínimo em campanhas de awareness.

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Inspiração em casos reais

A Hart Gás, revenda Ultragaz localizada no interior do Paraná, conseguiu bons resultados em uma campanha envolvendo a rádio local, como conta Andrei Camargo, gerente comercial da Ultragaz. O parceiro fechou um pacote que mesclava testemunhal sobre os diferenciais da marca, sorteio de brindes e depoimento de clientes. Como resultado, conseguiu ampliar o alcance da divulgação em função da presença semanal na rádio. Consequentemente, registrou aumento nas vendas de botijões de gás pelo estímulo dos sorteios. “Seguindo essa linha de raciocínio, é possível promover ação semelhante nas redes sociais da revenda de gás caso a página tenha um número expressivo de seguidores.”

A revenda Mundial Gás, que fica na região metropolitana de Goiânia, fez uma promoção com duração de um ano para sortear um carro novo — com todo o processo devidamente regulamentado junto aos órgãos responsáveis. Cada compra gerava um cupom. Além da aquisição do veículo, a ação exigiu investimento para divulgação em rádio e nas redes sociais. Mas o retorno veio: aumento de 5% nas vendas. “Os prêmios podem variar, mas esse tipo de ação sempre gera bons resultados e fideliza”, comenta Camargo.

Ações offline também podem gerar bons resultados. Aproveitando a rota e o horário de trabalho da equipe de entrega, a revenda Itacir, no Paraná, desenhou uma ação simples de abordagem a vizinhos de casas que receberiam botijões. Por meio de mensagens impressas ou de breves discursos presenciais, o entregador dava o recado: “faça como seu vizinho, seja também cliente Ultragaz”. Ao final, brindes personalizados traziam nome, telefone e a indicação das redes sociais da revenda de gás.

MAP – Meu Aplicativo Parceiro

A nova ferramenta de relacionamento da Ultragaz com sua rede parceiros, o MAP – Meu Aplicativo Parceiro, conta com uma aba toda dedicada ao marketing. Ali, os revendedores Ultragaz encontram um book de peças já aprovadas pelo marketing. E há a possibilidade de personalização conforme as demandas, seja para produção de brindes, seja para a produção de cards para as redes sociais.

Trata-se de uma comodidade importante para o parceiro, que muitas vezes não pode contratar uma agência para apoiá-lo em ações de marketing. Além disso, é uma forma de garantir que as divulgações seguirão um padrão, mantendo a força da marca.

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Comentários

  1. Larissa Regina Olímpio da Silva

    Quero abrir uma revenda. Acho um ótimo negócio para mim.

    1. Ultragaz

      Olá, Larissa. Que bom que gostou dos conteúdos que leu. Se quiser falar com nossos consultores para conhecer mais e amadurecer seus planos, preencha aqui o formulário e entraremos em contato.

  2. WILSON

    Olá! Gostaria de saber se quem faz as entregas de carro ou moto precisa fazer algum curso específico ou ter alguma carteira de motorista especial. Obrigado.

    1. Ultragaz

      Olá, Wilson. Não é necessário ter nenhuma carteira de motorista especial desde que a carga não ultrapasse 333 kg. Para transportar carga superior a este peso, o condutor deve ter o curso de Transporte de Produtos Perigosos anotado na carteira de motorista. Abraços,

  3. wilson

    Olá! Como faço para calcular o consumo de gás em um determinado bairro ou descobrir o consumo médio de gás de uma família de quatro pessoas? Estou interessado em abrir uma revenda em minha cidade e preciso de ajuda com esses dados e projeções. Obrigado.

    1. Ultragaz

      Olá, Wilson! A Ultragaz dá uma consultoria completa para quem quer abrir uma revenda. Preencha o formulário do link e aguarde o nosso contato para marcar uma visita comercial gratuita, sem compromisso! Assim falamos sobre isso em detalhes! https://ultragazrevendas.com.br/seja-um-revendedor/

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