Como usar sua experiência para abrir um segundo negócio de sucesso | Ultragaz Revendas
Como usar sua experiência para abrir um segundo negócio de sucesso

Dicas de Negócios

Como usar sua experiência para abrir um segundo negócio de sucesso

Como usar sua experiência para abrir um segundo negócio de sucesso

Empreender é sempre um desafio e exige uma série de superações. É esse desafio constante que move o empreendedor, que se sente realizado em ver um negócios se desenvolvendo e gerando retorno. Por isso, é comum empreendedores já estabelecidos aproveitarem boas oportunidades para abrir um segundo negócio.

A vantagem é que investir em um novo negócio pode ser mais simples e menos trabalhoso para quem já tem experiência. Ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados, observar com atenção alguns pontos e, claro, escolher bem onde fazer esse segundo investimento.

Confira a seguir algumas dicas que elaboramos para ajudar você a utilizar sua experiência para decidir e aproveitar boas oportunidades para um segundo negócio.

Avalie a maturidade do seu empreendimento atual

Antes de pensar em aplicar tempo e dinheiro em um segundo negócio, é preciso ter segurança de que seu empreendimento original está maduro o suficiente.

Isso quer dizer que você precisa ter segurança para se afastar um pouco do dia a dia, pois precisará dedicar mais tempo para um novo empreendimento. Desse modo, avalie se o funcionamento cotidiano está andando bem. Certifique-se também se há alguém de confiança para gerenciar e apoiar nas questões do dia a dia.

Leia também:
Investimento seguro: 5 ideias de negócios
Como operar uma revenda de gás sem presença física diária?
Você sabe como funciona uma revenda de gás?

Por fim, delegue funções e responsabilidades a fim de garantir que as pessoas certas estejam cuidando dos pontos mais importantes. Só assim você terá a tranquilidade necessária para focar em um novo empreendimento.

Faça pesquisa de mercado

Segundo Márcia Tibério, consultora de empresas e sócia da agência Vasto, pesquisa de mercado é fundamental.

“É um ponto muitas vezes negligenciado, especialmente entre pequenos empreendedores”, alerta. “Entre outras coisas, a pesquisa deve identificar se realmente há uma demanda para o novo empreendimento, se há público interessado. Em outras palavras, se realmente vale a pena investir.”

Invista tempo em um plano de negócio

Esse é outro ponto fundamental. São poucos os pequenos empreendedores que se dedicam a isso no primeiro empreendimento, mas podem usar a experiência acumulada para desenvolver um planejamento de qualidade no segundo.

Tibério afirma que essa é uma forma de aumentar as chances de sucesso, de ter mais eficiência no início da operação e de aproveitar o conhecimento acumulado no primeiro empreendimento.

“Esse planejamento é muito importante para conhecer e entender aspectos do dia a dia, como impostos, rentabilidade, custos fixos, fluxo de caixa, previsão de estoque entre outros”, reforça, lembrando que empreendedores de primeiro negócio não costumam ter familiaridade com esses assuntos, o que é uma vantagem para quem já tem alguma experiência de gestão.

Use sua rede de contatos

Esse é outro ponto onde a experiência conta muito. Por já ter um negócio estabelecido, você certamente acumulou uma boa rede de contatos. Seja com fornecedores, seja com clientes, você pode aplicar isso no novo empreendimento e obter resultados mais cedo.

Contar com essa rede de contatos será uma vantagem competitiva frente a concorrentes sem a sua experiência. Seja na rapidez para encontrar um bom serviço a bom preço, seja na divulgação do novo negócio e na rapidez para conquistar uma boa clientela.

Invista em pessoas capacitadas

Vale para o empreendimento original, vale para o novo. Aposte em pessoal capacitado para atuar com você. Tenha sempre pessoas de confiança.

Isso é importante porque você passará a ter sempre que se dedicar a dois empreendimentos. E mesmo quando o segundo estiver caminhando com as próprias pernas, você vai precisar se alternar entre um e outro.

Assim, é essencial para sua tranquilidade e seu sucesso que você saiba que, mesmo na sua ausência, as coisas estão sendo bem administradas e os problemas, resolvidos.

Tags:, , , , , ,


Comentários

  1. Saulo de tarso

    Gostei só queria ssber preço do produto valor pra investir a qu l os documentos que preciso ter para a abertura.

    1. Administrador Ultragaz

      Saulo, o investimento mínimo é de R$60 mil. Este e-book gratuito explica tudo! https://ultragazrevendas.com.br/abrir-uma-revenda-de-gas/

  2. Saulo de tarso

    Gostei só queria ssber preço do produto valor pra investir

    1. Administrador Ultragaz

      Saulo, o investimento mínimo é de R$60 mil. Este blog post pode te trazer mais dicas: https://ultragazrevendas.com.br/confira-10-passos-para-montar-uma-revenda-de-gas/

  3. Moesio Gomes Souza

    Gostaria de me tornar um revendedor de gás, quais requisitos que tenho que ter? Gostaria de um contato o mais rápido possível.

    1. Administrador Ultragaz

      Olá Moesio. Você quer abrir uma revenda de gás da Ultragaz? Este blog post pode te trazer mais dicas: https://ultragazrevendas.com.br/confira-10-passos-para-montar-uma-revenda-de-gas/

  4. Marcelo

    Bom dia!
    Poderias indicar links com orientações sobre como fazer o plano de negócio?

    1. Administrador Ultragaz

      Olá Marcelo. Veja se está matéria do Sebrae esclarece as suas dúvidas. Boa sorte!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.