Fuja de ‘pegadinhas’ na hora de abrir franquias e revendas

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Fuja de ‘pegadinhas’ na hora de abrir franquias e revendas

Fuja de ‘pegadinhas’ na hora de abrir franquias e revendas

Investir em um novo negócio é coisa séria, que demanda muita investigação e reflexão. Além disso, também exige paciência e um radar bem afiado para detectar boas oportunidades e eventuais armadilhas. Para falar sobre este tema e ajudar quem deseja abrir franquias e revendas a ir a campo fazer pesquisas e buscas com mais segurança, convidamos dois especialistas no assunto para um bate-papo gravado em vídeo que você pode conferir clicando aqui. 

Guilherme Carnicelli, diretor da Franchise Store, uma loja online de franquias, e Antonio Carlos Porto, gerente de mercado da Ultragaz, foram os convidados do webinar “Pegadinhas” na hora de abrir uma franquia ou revenda. Para Carnicelli, quem está no processo de empreender deve estar sempre muito alerta, analisar o contexto e prever os próximos passos. “É preciso olhar muitas vezes para o radar durante a jornada para ter certeza de que está escolhendo o melhor caminho. 

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Porto, da Ultragaz, entende ser fundamental, para o investidor ampliar suas chances de sucesso, garantir as validações tangíveis: ter muita clareza do modelo de negócio, avaliar bem o ponto, a localização e o movimento, por exemplo. O passo seguinte, na avaliação do gerente, é também fazer uma reflexão envolvendo questões mais subjetivas, que variam de indivíduo para indivíduo: “é preciso ter certeza de que aquele modelo de negócio de franquias e revendas está conectado aos seus valores, propósito e momento de vida”. 

Carnicelli recomenda: “não dá pra entrar em armadilhas acreditando em promessas de retornos rápidos demais”. Para ele, é interessante que todo potencial investidor entre em contato com outros franqueados ou revendedores para conhecer as histórias de cada um com marca, inclusive conversando com empreendedores cujos negócios estão em diferentes fases da vida, para vislumbrar a jornada. 

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Franquias e revendas: retaguarda 

Ambos destacaram a importância de pesquisar o apoio que será oferecido pela marca à qual o empreendedor vai se associar ao abrir franquias e revendas, para avaliar o pacote como um todo: os parceiros têm acesso a que tipo de suporte, orientação e treinamento? 

“A escolha de um negócio envolve retaguarda, histórico da empresa e uma análise de quem está por trás dessa trajetória toda. Isso não significa que marcas novas não possam ser ótimos negócios, porque às vezes você tem uma empresa recém-inaugurada que está sendo conduzida por profissionais bem-sucedidos em outras marcas, que trouxeram know-how. Outras vezes, há um fundo de investimento trazendo uma nova oportunidade, o que dá retaguarda financeira e de operação para o negócio em que você está entrando junto. Então, olhar para esse contexto é muito importante: tem um tempo de aceleração do negócio, tem curva de crescimento, de maturidade. Não há muita mágica nesse jogo”, cravou Carnicelli. 

A ansiedade, orienta Porto, deve ser domada na hora de escolher franquias e revendas. Questões administrativas não podem ficar de lado, como a leitura minuciosa do contrato para entender o que está ou não embutido, como pagamento de taxas, uso de imagem, a compreensão dos prazos, cálculos detalhados para assegurar que o fluxo de caixa será suficiente para cumprir a etapa inicial de investimento. 

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“Esse passo inicial tem de ser muito fundamentado. Vale investir o máximo possível nesse planejamento para aumentar as chances de sucesso. E também avaliar profundamente o setor em que deseja investir, verificando o comportamento na linha do tempo, tanto em épocas de crise quanto de bonança. Isso ajuda quem empreende a saber se tem resiliência suficiente para acompanhar picos e vales do segmento de interesse.” 

A escolha em se associar a uma franquia ou revenda de uma marca forte e consolidada traz pelo menos mais duas vantagens em relação ao ato de empreender de forma independente, criando uma marca do zero: primeiro, o fato de já serem modelos testados, aprimorados e com resultados concretos a serem apresentados; segundo, fazer parte de uma rede em que experiências, dores, erros e acertos são compartilhados. No caso da Ultragaz, essa rede tem presença nacional, com mais de 5 mil revendas espalhadas pelo país. 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O BATE-PAPO SOBRE AS PEGADINHAS MAIS COMUNS NA HORA DE ABRIR UMA FRANQUIA OU REVENDA

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