Nova marca: veja o que muda nas Revendas Ultragaz | Ultragaz Revendas
Nova marca: veja o que muda nas Revendas Ultragaz

Ideias e Negócios

Nova marca: veja o que muda nas Revendas Ultragaz

Nova marca: veja o que muda nas Revendas Ultragaz

No primeiro semestre de 2021, a Ultragaz apresentou ao mercado a sua nova marca, resultado de um processo que teve início dois anos antes. A construção de uma nova marca vai muito além da mudança na representação gráfica da logomarca presente nas fachadas das Revendas Ultragaz, nos veículos, nos uniformes dos entregadores, nos materiais de marketing da empresa. Uma nova marca carrega consigo muitos significados.

A marca é, faz e fala o tempo todo e é uma consequência da evolução da empresa, de sua visão de mercado e seu entendimento sobre quem é o cliente e o que ele deseja. A Ultragaz está sempre atenta a essas mudanças desde a sua fundação, há mais de 80 anos. É uma empresa que inova e lidera as transformações no segmento. “Nós mudamos e o cliente mudou também. Ele não quer mais só o produto nem uma relação apenas comercial. Os clientes buscam ter a melhor experiência e querem estabelecer relacionamentos. Hoje, é necessário conversar com o cliente de outra forma”, explica Fernanda Pessoa, gerente de marketing da Ultragaz.

Impactos da mudança

Essa transformação impacta a vida das Revendas Ultragaz. Afinal, são os revendedores que estão diretamente em contato com o cliente final. “Na área de Experiência do Parceiro, nosso primeiro cliente é o revendedor. Tudo o que a gente faz é para que ele consiga levar qualidade e o melhor atendimento ao cliente final”, conta Alvaro Brito Junior, gerente nacional de Experiência do Parceiro.

A construção da nova marca Ultragaz teve início em 2019 e, ao longo do processo, foram ouvidas mais de 2 mil pessoas e 60 especialistas de diferentes áreas para que a empresa pudesse mapear percepções e entender as expectativas do cliente. O processo de transição de marca nas Revendas Ultragaz já foi iniciado e ocorrerá gradativamente ao longo dos meses, e novos investidores já abrirão seus negócios utilizando a nova identidade visual.

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Nova marca: soma de energias

A assinatura da nova marca Ultragaz fala em somar energias. Na análise de Brito Jr., da área de Experiência do Parceiro, somar energias significa andar na mesma direção, ter os mesmos objetivos e valores. E garantir que os revendedores Ultragaz possam representar a melhor marca do setor.

A nova marca Ultragaz está mais atual do que nunca, é cheia de personalidade, visionária, resolutiva, segura, prática e inovadora. A identidade entrega confiança, modernidade e cuidado.

Fernanda complementa: “Estamos colocando o nosso revendedor em outro patamar. Inovamos para dar as melhores condições para que as Revendas Ultragaz continuem sendo a preferência dos consumidores”.

As marcas precisam estar preparadas para ocupar territórios diferenciados. A Ultragaz enxerga a importância, por exemplo, da venda no balcão das Revendas Ultragaz. É um canal que reacendeu, uma opção importante. De acordo com a gerente de marketing, temos de pensar em formas de tornar essa revenda mais atrativa, diversa e acessível. “Como a gente convida o cliente [final] a entrar na nossa casa [a revenda]? Dizendo pra ele que estamos mudando para melhor, que nosso ambiente é acolhedor, que respeitamos o consumidor, que inovamos. A nova marca, representada num carro bem cuidado, em um uniforme novo e bem pensado, diz tudo isso.”

Para Silvan Caetano, gerente de mercado na Bahia, a soma de energias reforça a confiança nas relações. “Queremos nos destacar por meio da inovação, pela oferta múltipla de canais, para que o cliente possa escolher por onde comprar ou se relacionar com a marca Ultragaz, e pelo apoio que oferecemos aos nossos revendedores. São frentes em que a gente investe muito.”

Revendas Ultragaz: presença nacional

Como parte do processo de somar energias, agora a Ultragaz é uma marca com presença nacional. A mudança de marca trouxe também esse importante movimento, que já era planejado há algum tempo: a transição das revendas da Bahia que ainda estavam sob a bandeira Brasilgás, adquirida pelo Grupo em 1979, agora também usam a marca Ultragaz, simbolizando a união de forças da nossa rede.

“O momento é ideal para fazer essa mudança. É importante ter uma marca única com atuação nacional. Ganhamos com as sinergias e vamos poder trabalhar a marca no meio digital com mais investimentos. Se unirmos a qualidade do serviço que a nossa rede presta ao cliente final a esse movimento de padronização das revendas e ao investimento em mídia, ninguém nos segura”, comemora Caetano.

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Visibilidade: fachada, frota, uniformes

Frota já com a nova marca Ultragaz

A revenda de Josiane Braga, em Cajazeiras, Salvador, já está usando a nova marca em sua fachada, uniformes dos funcionários e frota, e ela sente a mudança no dia a dia. “A visibilidade aumentou muito. A nova fachada, pelas cores e pelos traços, está chamando muito a atenção na rua. Todo mundo para pra olhar e perguntar sobre a mudança. E aí a gente tem muita história pra contar e informação pra passar. Ficou mais alegre e bonita. Acho importante essa movimentação, que, no setor, é sempre puxada pela Ultragaz.”

Josiane acredita que a modernidade da nova identidade fica evidente para o cliente final, que percebe o investimento em inovação e também a integração com o ambiente digital. “Além disso, ter uma marca já tão consolidada agora atuando no Brasil inteiro com o mesmo nome fortalece a todos. Facilita também para o marketing, e todos ganham com isso.”

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Linha do tempo

A história da Ultragaz está ligada à evolução do país. A empresa sempre alavancou a inovação na categoria. Primeiro, com a ideia de colocar o gás dentro de um botijão para servir o cliente. Depois, incorporando ao negócio o conceito de empreendedorismo via distribuição do produto por meio dos parceiros. “Também pensamos na energia para substituir a lenha, de olho na comodidade e segurança do cliente e na construção de uma sociedade mais sustentável. Inauguramos a distribuição porta a porta. Temos um papel relevante na sociedade”, arremata Fernanda, elencando as inovações da companhia ao longo das décadas.

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A Ultragaz já opera com este modelo de negócio há décadas e atualmente são cerca de 5 mil Revendas Ultragaz espalhadas pelo país. E ainda há muitas oportunidades para empreendedores que desejam fazer parte da nossa rede de parceiros e abrir suas revendas já sob a nova marca Ultragaz. A Revenda Ultragaz é um negócio seguro e rentável até em momentos de crise. O consumo de gás é linear, gera vendas diárias e não tem períodos de baixa sazonalidade.

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