O que influencia na margem de lucro de revendedor de gás?

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O que influencia na margem de lucro de revendedor de gás?

O que influencia na margem de lucro de revendedor de gás?

A margem de lucro de revendedor de gás é uma das principais dúvidas de quem pretende empreender nesse segmento. O percentual sobre o botijão vendido pode variar bastante de uma localidade pra outra. Mas, em geral, uma margem entre 25% e 35% é considerada bem positiva.

Porém, há uma série de fatores que podem contribuir para uma maior margem de lucro de revendedor de gás. Bruno Mazzoco Destefani, gerente de mercado da Ultragaz, destaca que há ações que podem ser feitas pelos empresários que estão à frente de uma revenda de gás para melhorar a lucratividade do negócio.

Com a ajuda dele, listamos quatro itens que contribuem para aumentar a margem de lucro de revendedor de gás.

1. Concorrência

A concorrência na região tem grande impacto na margem de lucro de revendedor de gás. Bruno destaca que é importante levar em conta não apenas a quantidade de revendas de gás no entorno, mas também a qualidade dessas empresas e o quanto elas atuam pautadas apenas pela oferta de preço. “Há revendas de gás que buscam ganhar mercado apenas com a redução de preço. Então, é possível conquistar clientes com uma melhor oferta de serviços”, explica.

2. Perfil de clientes e mix de produtos

Conhecer o perfil dos clientes na região é fundamental para montar o mix de produtos correto na revenda de gás e estabelecer a melhor estratégia de preços. Em um bairro residencial, é necessário avaliar se os consumidores possuem renda mais alta ou mais baixa. Além disso, é importante mapear as empresas locais e seu tipo de consumo.

O produto mais vendido em uma revenda de gás é, em geral, o botijão P13. Mas é importante contar com botijões P45, destinados a atender comércios, como restaurantes e bares de pequeno porte, e P20, utilizados em empilhadeiras industriais.

“Normalmente, a margem de lucro de revendedor de gás para atendimento a residências é melhor. Porém, o consumo em comércios é mais alto. Os ganhos também são diferentes dependendo do tamanho do botijão. Com isso, conhecer os clientes e diversificar a oferta contribui muito para os bons resultados do negócio”, ressalta Bruno.

3. Gestão dos clientes

Conhecer o cliente e suas demandas é, na opinião do gerente de mercado da Ultragaz, um dos itens que possui maior potencial para aumentar a margem de lucro de revendedor de gás. Ele afirma que é fundamental ter um bom cadastro da base de clientes e recomenda a adoção de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) para gerenciar os contatos. Com essas tecnologias, é possível garantir um atendimento personalizado e acompanhar o consumo de cada cliente para ofertar reposição antes de acabar, por exemplo.

“Um bom CRM pode ampliar muito a margem de lucro do revendedor de gás. Temos situações de revendas que conseguem praticar preços bem mais altos do que outras que operam um mesmo bairro simplesmente pelo bom conhecimento e relacionamento com os clientes”, explica Bruno.

4. Canais de vendas

As revendas de gás podem utilizar diversos canais para comercializar seus produtos, como venda no balcão, pedidos por telefone ou WhatsApp ou ainda a venda porta a porta, em que um veículo faz rotas diárias pelos bairros atendidos.

Neste item, o gerente comercial da Ultragaz também destaca que oferecer diversas opções é o melhor caminho, mas é importante controlar os indicadores para entender como cada uma delas impacta nos custos e, consequentemente, na margem de lucro de revendedor de gás. Os gastos com combustível e manutenção da frota, por exemplo, são bastante relevantes. Daí a necessidade de ter uma boa roteirização das entregas.

Suporte para ampliar a margem de lucro do revendedor de gás

Para quem vai abrir uma revenda de gás, escolher uma marca parceira que dê suporte à gestão é um grande diferencial. A Ultragaz oferece ferramentas e disponibiliza dados que, bem utilizados, contribuem para ampliar a margem de lucro de revendedor de gás.

A equipe de consultores da empresa acompanha junto com o empresário as informações financeiras e de gestão e contribui para o aprimoramento de controles. Poder contar com os canais de venda próprios da Ultragaz, como o aplicativo, é outro benefício da empresa para sua rede de parceiros.

Para saber sobre o suporte oferecido pela Ultragaz para a sua rede de revendas, marque agora mesmo uma conversa com nossa equipe.


Comentários

  1. Olá! Tenho interesse em ser um revendedor.

    1. Ultragaz disse:

      Adenilson, agradecemos o seu interesse em ser nosso parceiro. Para saber mais sobre o passo a passo para abrir uma revenda de gás, sugerimos a leitura deste texto. Após a leitura, você pode também preencher aqui um formulário e entraremos em contato para marcar uma visita de nossa equipe.

  2. gizelle disse:

    ola, estou fazendo um estudo de campo porque tenho interesse de entrar nesse mercado! estou aguardando o contato. obrigada!

    1. gabriel.passarelli disse:

      Olá, Gizelle!

      Receba o suporte completo preenchendo esse formulário!

  3. Maria Eduarda Silva Gonçalves disse:

    quero ter uma franquia …

    1. gabriel.passarelli disse:

      Oi, Maria Eduarda! Tudo bem?

      Que ótimo! Para abrir uma revenda, preencha esse formulário e fale com os nossos consultores!

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