Qual a estrutura mínima para montar uma revenda de gás? | Ultragaz Revendas
Qual a estrutura mínima para montar uma revenda de gás?

Ideias e Negócios

Qual a estrutura mínima para montar uma revenda de gás?

Qual a estrutura mínima para montar uma revenda de gás?

Muitas dúvidas surgem na hora de planejar como montar uma revenda de gás. É necessário ter muitos funcionários? Como devo distribuir o espaço físico? Que tipo de veículo pode ser usado para fazer entregas? Quais devem ser os canais para receber pedidos? Preciso manter balcão de atendimento?

A estrutura de uma revenda de gás pode variar muito de um estabelecimento para outro. Para auxiliar o planejamento de quem vai montar uma revenda de gás, listamos os principais itens que precisam ser considerados.

Espaço físico

A ANP (Associação Nacional do Petróleo, Gás Natural e Combustíveis) regulamenta a estrutura mínima, as distâncias de segurança e os locais onde as revendas podem ser instaladas, e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) tem uma norma específica para áreas de armazenamento de recipientes transportáveis de GLP e critérios de segurança.

As revendas são classificadas em classes, numeradas de I a VII, de acordo com o potencial de armazenamento. As revendas classe I são as de menor porte e podem armazenar até 520 kg de GLP (o equivalente a 40 botijões P13).

LEIA MAIS: Quais são os tipos, portes e classes de revendas de gás GLP

Para a revenda poder operar, é fundamental garantir ambientes distintos para área administrativa e de armazenamento de botijões. Nesta segunda, as unidades cheias e as vazias devem estar em espaços separados. No que diz respeito a espaço mínimo, na menor estrutura de revenda Ultragaz, o espaço mínimo é de 30 m².

Tecnologia

Ter um telefone fixo e um celular é fundamental para garantir o recebimento de pedidos. O uso de aplicativos de troca de mensagens, como WhatsApp, tem crescido. “Atualmente, nas revendas da Ultragaz, o Disque Gás representa pelo menos 75% das vendas. Outros 15% são vendas de balcão e o WhastApp, aproximadamente 10%”, calcula Erik Nakakura, gerente comercial da empresa.

Além disso, ao montar uma revenda de gás, é importante ter um computador com acesso à internet para fazer pedidos, emitir notas e realizar os controles de estoque e administrativos.

Funcionários

Idealmente, mesmo uma revenda pequena deve ter pelo menos um funcionário para realizar o atendimento presencial, um para o atendimento por telefone e outro para fazer as entregas. Dependendo da demanda, um mesmo funcionário pode acumular funções. Erik Nakakura destaca que, atualmente, mais de 90% da rede de revendas da Ultragaz oferece tanto venda de balcão quanto Disque Gás.

Transporte

É fundamental ter um veículo adequado para transporte dos botijões. O mais econômico autorizado para esse tipo de transporte é o triciclo. Caso a opção seja um carro, é preciso ser aberto; uma pick-up, por exemplo, é bastante indicada. Já as revendas maiores podem optar por caminhões.

Triciclo para entrega de gás da Ultragaz
Triciclo para transporte de botijões de gás

Ações de marketing

Também importante lembrar de reservar uma verba para realizar ações de divulgação ao montar uma revenda de gás. Esses recursos podem ser aplicados tanto para a produção de materiais off line, como panfletos e imãs, quanto online, como gestão de perfis e patrocínios na internet e mídias sociais (Facebook, Instagram e Google Adwords). 

Investimento

No caso da Ultragaz, o investimento inicial mínimo para montar uma revenda de gás é de R$ 60 mil. Esse montante pode variar de acordo com o porte da revenda e a região onde será instalada. O Sebrae recomenda ainda ter mais aproximadamente 20% desse valor como capital de giro.

Tem interesse em montar uma revenda de gás Ultragaz e quer saber mais sobre as etapas e os requisitos? Marque agora uma conversa com um consultor da Ultragaz!


Comentários

  1. reginaldo silva

    ola boa tarde, gostaria de abrir uma revenda de gás

    1. Administrador Ultragaz

      Olá Reginaldo. Você quer abrir uma revenda de gás da Ultragaz? Baixe esse e-book gratuito e saiba como! https://ultragazrevendas.com.br/abrir-uma-revenda-de-gas/

  2. MARIA HARPS LEAL

    Olá boa tarde, meu nome é Maria e gostaria de ser uma revendedora Ultragaz. Já tenho revenda bem localizada, cadastro na ANP e documentação liberada. No momento estou trabalhando com a liquigás.

    1. Administrador Ultragaz

      Ola Maria. Por favor, preencha seus dados neste link e aguarde o nosso contato para marcar uma visita comercial gratuita: https://ultragazrevendas.com.br/seja-um-revendedor/

  3. antonio

    Boa Tarde. Gostaria de montar um ponto de venda , o que preciso fazer?

    1. Administrador Ultragaz

      Olá Antonio. Confira as etapas para montar uma revenda nesse link: https://ultragazrevendas.com.br/confira-10-passos-para-montar-uma-revenda-de-gas/

  4. Ricardo

    Boa noite!
    Tenho interesse em conhecer esse ramo, pois gostaria de ser parceiro da Ultragaz como revendedor . Moro em Brasília, cidade satélite de Vicente Pires, não necessariamente teria que ser nessa região.
    Obrigado

    1. Administrador Ultragaz

      Olá Ricardo. Separamos três conteúdos para que possa conhecer um pouco mais sobre este mercado:

      Comprando direto da distribuidora: vantagens para revenda de gás

      Gerindo uma revenda de gás: confira as dicas!

      Confira 10 passos para montar uma revenda de gás

  5. Adir jose Rodrigues

    Tenho um sonho de voltar a minha cidade e ter um comércio de gás.
    A Ultragaz pode ser o parceiro ideal

    1. Administrador Ultragaz

      Olá Adir. Com certeza podemos ser seu parceiro na realização deste sonho. Confira 10 passos para montar uma revenda de gás

  6. andre gualberto machado

    Bom dia,

    Gostaria de mais informações sobre ser revendedor de gás.

    Sou do Pará, Cidade: Belém, Bairro: Marambaia.

    1. Administrador Ultragaz

      Olá André. Você quer abrir uma revenda de gás da Ultragaz? Baixe esse e-book gratuito e saiba como! https://ultragazrevendas.com.br/abrir-uma-revenda-de-gas/

  7. Weberton Vieira

    Muito boa a apresentação da empresa
    Espero poder fazer parte desse grupo de sucesso!

  8. maqueones jose dos santos

    A Ultragaz tem qualidade e um ótimo atendimento. Só uso Ultragaz !

  9. Ronaldo Moura da Silva

    Quero me tornar um grande revendedor Ultragaz!

    1. Administrador Ultragaz

      Ronaldo, então não perca tempo. Baixe esse e-book gratuito e saiba como abrir uma Revenda de gás! https://ultragazrevendas.com.br/abrir-uma-revenda-de-gas/

  10. Mário

    Nesse investimento mínimo que foi mencionado de R$60.000, seria tudo para deixar funcionando e o que estaria englobado nele?

    1. Administrador Ultragaz

      Olá Mário. . A Ultragaz dá consultoria completa para quem quer abrir uma revenda. Preencha o formulário do link e aguarde o nosso contato , assim falamos sobre isso em detalhes! https://ultragazrevendas.com.br/seja-um-revendedor/

  11. Érbis

    Boa tarde ! Quero montar uma pequena distribuidora de gaz em minha casa minha área disponível é de 40 m2 o que devo fazer ?

    1. Administrador Ultragaz

      Olá Érbis. Separamos alguns conteúdos que podem te ajudar nessa decisão:

      Conheça os 10 passos para abrir uma revenda

      6 dúvidas comuns sobre terreno para revenda de gás

  12. Giovani

    Estou interessado em montar uma revenda de gás.

    1. Administrador Ultragaz

      Ola Giovani. Você quer abrir uma revenda de gás da Ultragaz? Baixe esse e-book gratuito e saiba como! https://ultragazrevendas.com.br/abrir-uma-revenda-de-gas/

  13. Sandro Simões

    Preciso de um telefone de contato de vocês.

    1. Conversa Tech

      Olá Sandro. Você quer abrir uma revenda de gás da Ultragaz? Preencha o formulário e peça uma visita comercial gratuita para que possamos entrar em contato com você. https://ultragazrevendas.com.br/seja-um-revendedor/

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.