Revenda Multiclasse é opção para negócios em expansão | Ultragaz Revendas
Revenda Multiclasse é opção para negócios em expansão

Ideias e Negócios

Revenda Multiclasse é opção para negócios em expansão

Revenda Multiclasse é opção para negócios em expansão

Imagine o seguinte cenário num futuro próximo (e próspero!): você abriu sua revenda em um terreno amplo, com espaço sobrando, e vem colecionando bons resultados de venda mês a mês. Sua sensação é de que vale a pena ampliar o negócio aos poucos e testar se o crescimento é sustentável. E agora, o que fazer? Lembre-se de uma categoria especial prevista na regulamentação do setor: a revenda Multiclasse!

Se ir para a classe seguinte de revenda parece um passo largo demais nesse momento, anote a seguinte informação: a revenda Multiclasse permite conjugar classes de revenda para aumentar o volume de estoque e botijões comercializados desde que esse total não exceda a capacidade da classe seguinte. Para isso, é fundamental ter espaço no terreno e respeitar os distanciamentos de segurança determinados pela norma técnica.

Vamos a um exemplo prático. Você tem uma revenda classe 3, que permite armazenar até 480 botijões. Sente, no entanto, que há espaço no mercado para trabalhar com uma capacidade maior. Mas ainda não é o suficiente para migrar para a classe 4 (960 botijões). Quer conhecer algumas opções possíveis?

Uma delas é ser uma revenda Multiclasse que combine classe 3 (480 botijões) com classe 2 (120 botijões), totalizando 600 botijões e ampliando sua capacidade original em 25%. Outra configuração possível: ampliar volume de botijões em quase 42% conjugando classe 3 (480 botijões) com classe 2 (120 botijões) e duas classes 1 (80 botijões).

LEIA MAIS: Quais são os tipos, portes e classes de revenda de gás GLP

Revenda Multiclasse: solução personalizada

As possibilidades são variadas e a solução pode ser totalmente personalizada considerando o que se encaixa melhor no terreno e no plano estratégico do negócio naquele momento.

De acordo com a área de qualidade da Ultragaz, a Multiclasse é muito interessante para quem deseja fazer uma ampliação escalonada do negócio. Assim, é possível testar se dá conta de gerenciar um negócio maior. E também se o mercado de fato apresenta essa maior demanda imaginada pelo empresário.

Para ilustrar melhor casos em que a Multiclasse pode ser uma boa opção, Siqueira apontou alguns exemplos:

  • Revendas de gás localizadas em cidades turísticas que recebem um grande número de visitantes em determinados meses do ano, como cidades de praia;
  • Negócios situados em terrenos grandes em que antes funcionava algum outro estabelecimento paralelamente à revenda de gás e que foi desativado posteriormente.

Para quem acha que é um passo muito grande já passar para a categoria seguinte, a revenda Multiclasse é um caminho interessante. Crescimento degrau a degrau, calibrando a sede de crescimento e as possibilidades de investimento do empresário com a real capacidade de absorção do mercado.

LEIA MAIS: Confira 10 passos para montar uma revenda de gás

[WEBINAR] Tire suas dúvidas sobre modelo de negócio de revenda Ultragaz

Distâncias de segurança

Para que a revenda Multiclasse possa funcionar, é importante ter espaço sobrando. A norma técnica determina que sejam somados os afastamentos de segurança entre todas as classes que irão compor a Multiclasse.

Já a distância em relação ao muro, à rua e à divisa com os terrenos vizinhos continua sendo a mesma, prevalecendo a metragem da classe “original” (a maior dentre todas as que irão compor a Multiclasse).

A revenda Multiclasse também permite uma compensação que pode ser interessante para o empresário quando se fala em revendas de classes maiores, da classe 4 em diante, quando há a exigência de inclusão de sistemas hidráulicos contra incêndio no espaço. No entanto, quando a escolha é por transformar a classe 4 em uma revenda Multiclasse, a compensação pode ser feita, de acordo com a norma técnica, via aumento de extintores de incêndio no local e das distâncias de afastamento.

A Ultragaz explica que sempre que houver o desejo de alteração da classe da revenda, o empresário ou empresária deve apresentar o projeto com o Corpo de Bombeiros em busca de um novo AVCB (atestado de vistoria técnica). Com ele em mãos, é possível recadastrar o novo perfil na Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Quer conhecer melhor o modelo de negócio das revendas Ultragaz? Clique no banner e solicite o contato da nossa equipe comercial, que poderá tirar todas as suas dúvidas.


Comentários

  1. SANDRO ROBERTO DA SILVA

    Olá! Gostaria de trabalhar em parceria com a Ultragaz abrindo uma revenda de gás. Podem me passar mais informações? Obrigado.

    1. Ultragaz

      Olá, Sandro! Claro, temos enorme satisfação em indicar alguns conteúdos que podem ser úteis para você. Veja a seguir: * Você sabe como funciona uma revenda de gás?; * Gerindo uma revenda de gás: confira as dicas e Confira 10 passos para montar uma revenda de gás.
      Boa leitura e sucesso em 2021!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.