Opções de revenda ou franquia lucrativa para investir em Maceió | Ultragaz Revendas
Opções de revenda ou franquia lucrativa para investir em Maceió

Ideias e Negócios

Opções de revenda ou franquia lucrativa para investir em Maceió

Opções de revenda ou franquia lucrativa para investir em Maceió

https://ultragazrevendas.com.br/seja-um-revendedor/O aumento do empreendedorismo vem se firmando como uma tendência em todo o país, mas ao buscar uma opção de negócio para investir é necessário considerar as peculiaridades de cada localidade e região. Então, quais podem ser boas opções de segmentos de revenda ou franquia lucrativa no estado de Alagoas e especificamente para a capital, Maceió?

O primeiro passo para responder a essa pergunta é entender o contexto local. Afinal, o estado tem o turismo como grande motor de seu desenvolvimento. Liza Bádue, gerente de inovação e soluções do Sebrae Alagoas, explica que o estado foi fortemente afetado pela pandemia do coronavírus, onde mais de 90% das empresas são pequenas e micro. Ela destaca, porém, que há setores que registraram maior resiliência e segmentos que apresentam uma retomada promissora.

Em muitos casos, a busca por empreender está relacionada à necessidade de encontrar novas fontes de renda devido ao fechamento de postos de trabalho formais. A chance de sucesso de negócios já testados e que contam com modelos prontos e replicáveis acaba sendo maior do que começar do zero. Por isso, é grande a procura por opções de revenda ou franquia lucrativa.

A seguir, a gerente do Sebrae aponta alguns segmentos e mercados que apresentam boas oportunidades para quem quer encontrar uma revenda ou franquia lucrativa para investir em Maceió e no estado de Alagoas.

Casa e construção

Desde 2020, quando precisaram passar mais tempo em casa, as pessoas passaram a fazer adaptações em seus lares ou ainda a buscar novos espaços mais adequados ao novo estilo de vida. “As famílias precisaram ajustar suas casas para o home office, o que provocou uma demanda por reformas e reestruturações nos espaços internos. Outra tendência que ficou muito nítida em Maceió foi a migração da região central para áreas mais afastadas, com mais espaço e qualidade de vida”, afirma.

Essas mudanças impulsionaram o mercado de venda de materiais de construção, design de interiores, móveis e acabamentos, por exemplo. De acordo com pesquisa feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento foi o que registrou o maior crescimento no quarto trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior, de 25,6%.

Saúde, beleza e bem-estar

Estes segmentos também tiveram destaque entre as franquias lucrativas no levantamento feito pela ABF, registrando um crescimento de 5,4% no quarto trimestre de 2020 em comparação a 2019. Liza Bádue afirma que a tendência nacional também foi verificada em Maceió.

“Temos muitos estabelecimentos de saúde, beleza e bem-estar por aqui. A pandemia trouxe uma preocupação com o autocuidado e com cuidar do outro. Isso impulsionou o consumo de serviços de beleza e de saúde. E foi possível notar que os empresários do segmento são organizados e articulados, conseguindo fazer valer sua voz mesmo em momentos de grandes restrições devido à pandemia”, afirma.

LEIA NO BLOG: Ideias de revenda ou franquia lucrativa que vale investir

Comunicação, informática e eletrônica

A gerente do Sebrae destaca que o aumento da digitalização vivenciado durante a pandemia do coronavírus impulsionou negócios desse segmento, em que também há opções de franquias lucrativas. Para Liza, ficou clara a necessidade de modernização tecnológica das empresas. Ela afirma que o Sebrae Alagoas investiu R$ 9 milhões no ano passado em consultorias para preparar os empresários locais para o mundo digital.

“As empresas precisaram investir em tecnologia para sobreviver e isso deve continuar avançando. Ainda há muito espaço para crescimento desse segmento, inclusive apoiando a retomada do turismo no estado”, afirma. O setor de hotelaria e turismo, tão relevante para Alagoas, foi o que registrou maior retração, segundo a pesquisa da ABF, com uma queda de 39,2% no faturamento no último trimestre de 2020.

Entrega e logística

Serviços de entrega e logística também vem apresentando oportunidades para quem quer empreender e busca opções de franquias. “O delivery cresceu muito durante a pandemia e os clientes entenderam a comodidade de contar com serviços logísticos”, destaca Liza.

Serviços Pet

O segmento de produtos e serviços para animais de estimação vem crescendo ano a ano e teve excelente desempenho mesmo após a chegada da pandemia, em 2020. A tendência de alta vem se mantendo devido à diversificação de ampliação dos produtos e serviços oferecidos.

Mercado de nicho

Liza Bádue explica que há muito espaço para o crescimento de serviços de nicho tanto em Maceió quanto no estado. “Neste caso, estamos falando de serviços de diversos segmentos destinados a públicos específicos. No segmento de turismo, tão relevante em Alagoas, há uma tendência de crescimento de hotéis pet friendly ou atividades de lazer e entretenimento voltadas ao público LGBTQIA+, por exemplo.”

Revendas de gás

Este segmento de negócio, que utiliza o modelo de revenda, é uma excelente oportunidade para quem quer empreender por possuir uma demanda constante. Afinal, mesmo em tempos de crise é necessário comprar dos estabelecimentos que comercializam os botijões de GLP, conhecido como gás de cozinha.

Liza comenta que a demanda nas revendas de gás tende a aumentar na região metropolitana de Maceió devido à mudança das famílias para áreas residenciais fora do centro.

A Utragaz, pioneira no Brasil na oferta do modelo de revendas de gás, possui oportunidades de investimento em diversas áreas de Maceió e no estado de Alagoas. A empresa oferece ao investidor consultoria especializada desde o momento da instalação da revenda, com apoio para escolha do local e formalização da empresa.

Além disso, a rede de parceiros recebe suporte para a definição de estratégias e tem acesso a materiais de marketing e treinamento. Quer conhecer outras vantagens de ser um revendedor da Ultragaz? Preencha o formulário e marque uma conversa gratuita com um de nossos consultores.


Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *