Revendas e franquias: quais as diferenças | Ultragaz Revendas
Revendas e franquias: quais as diferenças

Dicas de Negócios

Revendas e franquias: quais as diferenças

Revendas e franquias: quais as diferenças

Há um crescimento consistente no número de brasileiros interessados em empreender. Isso significa milhares de pessoas em busca de um empreendimento para investir. Nesse cenário, é natural que muitos se interessem por modelos de negócio mais simples e seguros, entre os quais estão revendas e franquias.

Pelas suas características, são dois formatos que atraem um público à procura de seu primeiro negócio. Pessoas que não podem correr grandes riscos estão entre elas. Por outro lado, há também empresários experientes querendo diversificar seus negócios com uma atividade sem muita complicação.

Para ambos os casos, uma revenda ou uma franquia pode ser a melhor opção. Entretanto, apesar de serem semelhantes no contexto geral, os dois tipos de empreendimento apresentam muitas diferenças quando analisados de perto. E entender essa diferença é a melhor forma de optar pela alternativa certa.

Diferenças entre revendas e franquias

O princípio por trás dos modelos de revendas e franquias é, basicamente, o mesmo. Trata-se de uma autorização para o uso de marca e comercialização de produtos.

Tanto um revendedor quanto um fraqueado passam a ter o direito de vender produtos de uma determinada empresa e utilizar sua marca na comercialização.

O ganho principal está em já começar um negócio com um nome conhecido do mercado, com um público já disposto a consumir seus produtos ou serviços. No entanto, no dia a dia, os dois tipos se mostram bem diferentes.

Revendas

Nesse modelo de negócio o empresário recebe autorização e certificação para revender os produtos da marca. Além disso, recebe orientações gerais sobre como iniciar a operação, como estruturar sua revenda, quais estruturas físicas e quais documentações são necessárias.

Também recebe ao longo do contrato suporte, treinamento, consultoria para operar e acesso à negociação direta e facilitada.

Na questão do investimento, abrir uma revenda costuma demandar um aporte menor de dinheiro em comparação com franquias. Além disso, o tempo para alcançar o retorno do investimento é menor.

A revenda é um modelo cuja relação entre as duas partes é muito mais flexível. Isso porque o empresário tem muito mais liberdade para desenvolver seu negócio e colocar em prática seu estilo de gestão.

Esse diferencial permite um campo de ação maior para atuar no sentido de melhorar a produtividade, reduzir custos, incrementar as vendas, inovar na divulgação e no atendimento. Embora o empreendedor esteja atuando sob uma determinada marca e modelo de produto, ele tem liberdade para desenvolver seu negócio da maneira mais eficiente.

Franquias

Embora siga o mesmo princípio da revenda na questão de ceder a marca e os produtos para comercialização, a franquia é um modelo de negócio muito mais engessado. Há até uma lei para regular a atividade, conhecida como Lei das Franquias.

Isso acontece porque um sistema de franquia se caracteriza pela total padronização de suas lojas. Todos os aspectos do negócio devem seguir normas e padrões. Isso inclui layout da loja, forma de atendimento, sistema operacional, uniformes, preços, uso da marca na fachada, modelo de gestão, entre outros.

Para garantir toda essa uniformização, o franqueador (empresa dona da franquia) oferece todo suporte, treinamento, equipamento e consultoria para o franqueado (empreendedor que opera uma franquia). Tudo de forma especificada em contrato.

A ideia por trás dessa rigidez é que se trata de um modelo de gestão e operação de sucesso comprovado, que não pode ser mudado.

Se por um lado esse sistema de operação se mostra rígido, por outro traz algumas vantagens. Isso porque ele permite uma maior transferência de know-how. Não falamos apenas sobre os produtos ou serviços, mas também sobre politicas de gestão, operação do sistema e aquisição de equipamentos.

Por conta de todas essas características, o investimento para abrir uma franquia costuma ser maior se comparado com a revenda. Na mesma comparação, o retorno sobre o investimento tende a levar mais tempo. 

Por fim, diferente das revendas, as franquias geralmente cobram uma Taxa de Franquia dos empreendedores ingressantes.

Leia também:

4 revendas rentáveis para investir 
Top 5: por que uma revenda de gás é um negócio rentável durante a crise?

Flexibilidade X Engessamento

Entre revendas e franquias, não é possível afirmar qual modelo é melhor. Tudo vai depender do perfil do empreendedor e de suas expectativas em relação ao negócio, ao tempo de retorno e ao valor do investimento. São fatores que variam muito.

que há em comum entre quem investe nesses dois modelos é o desejo de ter seu próprio negócio sem precisar começar tudo do zero. Ou seja, já contando com uma marca consolidada no mercado e tendo por trás uma empresa e um suporte confiável.

Os modelos de revendas e franquias entregam isso, mas o que melhor define essa diferença é a escolha entre flexibilidade e engessamento. O peso de cada uma dessas características vai depender do perfil de quem for empreender.

Tags:, , , , , , , ,


Comentários

  1. Z j meneses

    Quero informações detalhadas de um revendedor

    1. Administrador Ultragaz

      Olá. Quais informações você precisa? Caso ainda tenha dúvidas sobre a diferença entre franquias e revendas, baixe grátis nosso infográfico comparativo: https://solucoes.ultragazempresas.com.br/infografico-franquias-vs-revendas

  2. Matheus ferreira da silva

    Bom dia prezado!

    Qual valor da franquia? Qual quesito precisa para adquirir uma franquia?

    1. Administrador Ultragaz

      Olá Matheus, o investimento mínimo é de R$60 mil. Este blog post pode te trazer mais dicas: https://ultragazrevendas.com.br/confira-10-passos-para-montar-uma-revenda-de-gas/

  3. Ricardo

    Boa noite
    Vcs empresta os vasilhames no começo da operação?

    1. Administrador Ultragaz

      Olá Ricardo. Para ajudar o início da operação, a Ultragaz desenvolve programas de subsídio para a compra de vasilhames.
      Com isso, a empresa proporciona oportunidades muito vantajosas para quem abre uma revenda. Além disso, o consultor orienta o revendedor sobre a quantidade adequada de vasilhames a ser adquiridos inicialmente, de acordo com o plano de negócios e as condições de abastecimento da sua região.

      Preencha o formulário do link e aguarde o nosso contato, sem compromisso. Assim falamos sobre isso em detalhes! https://ultragazrevendas.com.br/seja-um-revendedor/

  4. Francisco Antonio Oliveira de Almeida

    Solicito informações sobre a implantação de uma franquia.

    1. Administrador Ultragaz

      Olá Francisco. A Ultragaz dá uma consultoria completa para quem quer abrir uma revenda. Preencha o formulário do link e aguarde o nosso contato para marcar uma visita comercial gratuita sem compromisso! https://ultragazrevendas.com.br/seja-um-revendedor/

  5. Alexandre Tomas

    Boa tarde, fui tentar acessar o infográfico no link abaixo, más, não esta funcionando.

    Franquia vc Revendas (Infográfico).

    https://solucoes.ultragazempresas.com.br/infografico-franquias-vs-revendas

    Grato.

    1. Conversa Tech

      Boa Tarde Alexandre. Favor considera o link abaixo: https://solucoes.ultragazrevendas.com.br/download-material-infofraquiaxrevenda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.