Você sabe como funciona uma revenda de gás? | Ultragaz Revendas
Você sabe como funciona uma revenda de gás?

Ideias e Negócios

Você sabe como funciona uma revenda de gás?

Você sabe como funciona uma revenda de gás?

A revenda de gás GLP, mais conhecido como gás de cozinha, está entre os modelos de negócio que melhor equilibram investimento seguro, retorno e rentabilidade.  Não é só financeiramente que esta atividade se mostra atraente. A simplicidade de sua operação faz desse modelo um dos mais interessantes para quem busca empreender sem complicações e com segurança.

A seguir, saiba mais sobre seu funcionamento!

Iniciando a operação

Com um investimento a partir de R$ 60 mil e um terreno com pelo menos 100 m², é possível iniciar a operação de uma revenda de gás GLP. A abertura da empresa envolve alvará da prefeitura, do Corpo de Bombeiros e liberação da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

O tempo total para cumprir as etapas burocráticas varia de cada município e estado, mas fica em torno de 6 meses, em média.

Estrutura para operar uma revenda de gás

Para uma revenda funcionar, são necessários três elementos estruturais básicos:

  • Área de armazenagem;
  • Investimento em vasilhames;
  • Escritório com telefone;
  • Veículo para entrega (caminhão, pick-up, moto ou triciclo).

Por questões de segurança, algumas especificações quanto à disposição da área de armazenamento e do escritório devem ser seguidas. É assim também com a altura do muro e o tipo de portão. Alguns desses detalhes variam de acordo com o tamanho da operação, mas são todos de simples adaptação.

Funcionários necessários

Para atender à demanda de uma revenda de gás, além do proprietário cuidando da gestão no dia a dia, são necessárias pelo menos mais duas pessoas: um atendente para o disk entrega e um entregador.

Naturalmente, revendas maiores vão demandar mais pessoal e maiores estruturas. Independente do tamanho, as revendas de gás são negócios rentáveis, mesmo nos períodos de crise.

Capacitação e treinamento

Nas revendas Ultragaz, além do suporte de consultoria para iniciar o negócio, também há treinamento de segurança e de atendimento para os funcionários.

O proprietário também recebe orientações sobre quais são as melhores práticas de gestão e vendas para garantir o sucesso de seu negócio. Essa capacitação envolve parte financeira, de marketing e de recrutamento e seleção.

Leia também:

Entenda os compromissos e obrigações de uma revenda de gás 
Gerindo uma revenda de gás: confira as dicas!

O produto

Um dos fatores que faz da revenda de gás um negócio simples e lucrativo é o produto com o qual opera. Embora as revendas possam operar com três tipos de botijões (13 kg, 20 kg e 45 kg), o forte da atividade será o de 13 kg. Este é o botijão utilizado em cerca de 90% das residências do país.

Isso facilita o controle de estoque, que se torna descomplicado por não ter uma grande variedade de produtos. Também simplifica todo o controle financeiro, incluindo a precificação e o acompanhamento das vendas e dos lucros.

Canais de venda

O canal mais conhecido é a venda de porta em porta, aquele em que o caminhão percorre determinadas rotas diárias oferecendo o produto na região.  Alguns clientes, porém, ainda preferem comprar direto no balcão, indo até a sua revenda de preferência para fazer a compra.

Atualmente, a imensa maioria das vendas é realizada via pedidos por telefone direto da revenda, o disk entrega. Há também a opção de um telefone 0800 em algumas regiões. Nesse caso, o pedido é direcionado à revenda mais próxima do solicitante.

O cliente final também pode usar o site da Ultragaz para fazer seu pedido ou procurar a revenda mais próxima de sua casa por meio da inclusão do seu CEP ou endereço.

Mais recentemente, foi implantado o app Ultragaz Connect, com o qual o cliente pode pedir o seu botijão de gás pelo smartphone com apenas alguns toques na tela. Muito fácil e prático, não é?

Gestão da revenda de gás

Como parte da capacitação, o proprietário recebe instruções sobre como operar o negócio no dia a dia. A Ultragaz fornece sistemas de gestão que incluem cadastro e controle de clientes, sistema para gestão financeira e controle de estoque.

A partir disso, a gestão envolve aspectos como manter os padrões de atendimento, controles operacionais e precificação. Vale lembrar que o preço não é controlado pela distribuidora. Cada revenda tem liberdade para atuar com os preços que julgar mais adequados de acordo com a região onde atua.

Reposição do estoque

Para abordar a reposição de estoque, é importante esclarecer que, para iniciar uma operação, cada revenda deve adquirir antes um certo número de vasilhames vazios. Para facilitar esta etapa inicial, a Ultragaz oferece um programa de subsídio de vasilhames.

A verdadeira primeira compra de botijões cheios para o estoque vai depender da revenda já dispor de botijões vazios para a troca. O processo de compra sempre será por meio da troca de um vasilhame vazio por um cheio. Todos os vasilhames de uma revenda são um ativo do negócio.

Já a reposição pode ser feita de duas formas. A primeira é quando a revenda contrata uma transportadora para retirar o produto na distribuidora. A segunda é quando a própria revenda faz a retirada direto na distribuidora. Ambos os casos devem ser controlados por agendamento, pois isso garante a disponibilidade da quantidade solicitada.

Horário de funcionamento

Para garantir o máximo de oportunidade de vendas, o ideal é que uma revenda de gás funcione todos os dias. O horário sempre depende da área de atuação, mas pode ser das 7 horas às 19 horas. Em alguns casos, pode ser vantajoso manter um atendimento 24 horas para venda no balcão.

Por ser um produto que costuma ser solicitado para entrega imediata, a disponibilidade e a agilidade são fundamentais para a fidelização dos clientes. Os horários de maior solicitação tendem a ser sempre no preparo das refeições, quando o gás da residência acaba subitamente. Estar disponível nesses períodos é uma forma de conquistar clientes e aumentar as vendas.

Simplicidade e rentabilidade

A forma simplificada como opera uma revenda de gás GLP é um dos fatores que fazem desse um investimento seguro. Além disso, trata-se de um produto de primeira necessidade, com baixa influência de crises econômicas nos resultados das vendas. Isso sem falar na possibilidade de representar uma marca consolidada no mercado.

Seja você também um revendedor Ultragaz e tenha a certeza de estar fazendo um investimento rentável e seguro. Solicite já uma visita comercial gratuita!

Tags:, , , ,


Comentários

  1. José Eudes Gomes do Carmo

    Aguardo retorno para maiores esclarecimentos
    Grato.

    1. Administrador Ultragaz

      José Eudes. Você quer abrir uma revenda de gás da Ultragaz? Baixe esse e-book gratuito e saiba como! https://ultragazrevendas.com.br/abrir-uma-revenda-de-gas/

  2. Elisângela Gonçalves

    Me interessei pelo tipo de negócio

    1. Administrador Ultragaz

      Olá Elisângela. Você quer abrir uma revenda de gás da Ultragaz? Baixe esse e-book gratuito e saiba como! https://ultragazrevendas.com.br/abrir-uma-revenda-de-gas/

    2. Administrador Ultragaz

      Elisângela.Você quer abrir uma revenda de gás da Ultragaz? Este blog post pode te trazer mais dicas: https://ultragazrevendas.com.br/confira-10-passos-para-montar-uma-revenda-de-gas/

  3. Elisângela Gonçalves

    Me interessei pelo tipo de negócio, parece ser um bom ramo.

    1. Administrador Ultragaz

      Olá Elisângela. Você quer abrir uma revenda de gás da Ultragaz? Baixe esse e-book gratuito e saiba como! https://ultragazrevendas.com.br/abrir-uma-revenda-de-gas/

  4. Adilson Ramos dos Santos

    A muitos anos venho estudando este ramo. Porém não tenho capital. Como posso começar sem capital? Existe por parte da Ultragaz um incentivo ou alguma ajuda pra me ajudar no início?

    1. Administrador Ultragaz

      Olá Adilson. Clique aqui e conheça algumas opções de financiamento para que você possa abrir a sua revenda de gás!

  5. José carlos

    Gostaria de saber, por gentileza, qual o valor de compra e qual a margem de lucro que terei, posso vender pelo valor que eu quiser ou tenho que seguir um preço tabelado?

    1. Administrador Ultragaz

      Olá José Carlos. Você quer abrir uma revenda de gás da Ultragaz? Baixe esse e-book gratuito e saiba como! https://ultragazrevendas.com.br/abrir-uma-revenda-de-gas/

  6. Adelson Carvalho

    Se já tiver na cidade um revendedor ultragáz, como faz?
    Pode ser aberta outra empresa da mesma franquia?

    1. Administrador Ultragaz

      Olá Adelson. A Ultragaz dá uma consultoria completa para quem quer abrir uma revenda. Preencha o formulário do link e aguarde o nosso contato para marcar uma visita comercial gratuita, sem compromisso! Assim falamos sobre isso em detalhes! https://ultragazrevendas.com.br/seja-um-revendedor/

  7. Ilario Marques Galvão

    Me interessei parece ser bom.

    1. Administrador Ultragaz

      Ilario, que bom que gostou do conteúdo. Este blog post pode te trazer mais dicas: https://ultragazrevendas.com.br/confira-10-passos-para-montar-uma-revenda-de-gas/

  8. irandi alberto

    tenho á pretensão de abrir uma revenda de gás em breve.

    1. Administrador Ultragaz

      Olá Irandi.Este blog post pode te trazer mais dicas: https://ultragazrevendas.com.br/confira-10-passos-para-montar-uma-revenda-de-gas/

  9. Severino Luiz de Lima

    Estou procurando e precisando montar uma atividade econômica, em João Pessoa, pb, estou percebendo quê esta atividade não necessita de valores muito alto, considerando uma estrutura inicial de cem mil reais, e com base nós colaborados que já estão com vocês, qual a media rentabilidade?

    Grato

    1. Administrador Ultragaz

      Olá Severino.Este blog post pode te ajudar com esta e outras dúvida que possa ter sobre uma revenda https://ultragazrevendas.com.br/faq/pergunta-2/

  10. Jorge Martins soares

    Já fui procurado há cinco anos atrás, mais não tinha interesse naquela ocasião. Hoje vejo de outra forma e acho bem interessante a revenda de gás de cozinha, por quê vejo que mesmo na crise ela se supera e tem muito potencial. A marca Ultragaz e muito marcante aqui no Ceará. Parabéns pela conquista que não e fácil com tantas marcas de gás de cozinha no mercado.

  11. Jorge Martins soares

    Uma ótima distribuidora de gás, merece todo respeito e confiança de todos!Vocês chamam atenção na forma de trabalhar.

  12. Jessé Carvalho

    O terreno pode ser coberto ou tem que ser descoberto?
    Eu tenho um terreno mais de 100 metros ele é coberto por uma lage e moro em cima . Pode ser assim?

    1. Administrador Ultragaz

      Olá Jessé. Este blog post traz mais informações sobre terreno:
      6 dúvidas comuns sobre terreno para revenda de gás

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.