Encontre o local ideal para abrir uma revenda de gás Ultragaz | Ultragaz Revendas
[Webinar] Encontre o local ideal para abrir uma revenda de gás Ultragaz

Ideias e Negócios

[Webinar] Encontre o local ideal para abrir uma revenda de gás Ultragaz

[Webinar] Encontre o local ideal para abrir uma revenda de gás Ultragaz

Afinal, existe uma localização ideal para abrir uma revenda de gás Ultragaz? O que torna um ponto comercial especialmente interessante e estratégico para a abertura desse tipo de negócio?

Para apoiar empreendedores e empreendedoras interessados em abrir uma revenda de gás na escolha do local adequado para funcionamento do seu novo negócio, a empresa promoveu, em março de 2021, o webinar “Saiba como encontrar o local ideal para abrir uma revenda de gás Ultragaz”.

O evento virtual contou com a participação de Karina Gomes, consultora comercial da Ultragaz na região metropolitana de Belo Horizonte, e Flavio Ferreira, gerente comercial da Ultragaz na região metropolitana de Salvador. No bate-papo, eles apontaram critérios a serem considerados durante o processo de busca do terreno, as questões técnicas e as restrições impostas pelo Plano Diretor Urbano de cada município. Também falaram sobre investimento e responderam às dúvidas da audiência ao vivo!

Confira este webinar na íntegra.

Localização e logística da revenda de gás

São vários os fatores que precisam ser considerados durante o processo de escolha do local. A visibilidade do ponto é uma delas, assim como a densidade demográfica da região. E, neste caso, há dois caminhos. Uma opção é se estabelecer em um bairro com alta densidade demográfica, o que aumenta o número de potenciais clientes. Outro caminho é mapear bairros em expansão e fazer uma aposta, sendo a primeira revenda de gás a se estabelecer na região. O negócio cresce paralelamente ao amadurecimento do bairro, tornando-se referência.

Pensando no fácil acesso à revenda, Flávio lembrou da importância de buscar um terreno que tenha espaço para os clientes estacionarem seus carros e também para receber o gás da Ultragaz via caminhão. É fundamental que a revenda de gás esteja instalada em uma região da cidade em que seja permitido o tráfego de caminhões.

Avenidas e esquinas também são pontos importantes, mas há casos em que o município não permite, então é sempre importante consultar o Plano Diretor local. “A recomendação é estar sempre perto do cliente, então locais com visibilidade e bastante movimentação são os mais desejados”, aconselhou.

Karina falou sobre a importância de considerar a logística de abastecimento da Ultragaz para a revenda e dela para o cliente final. Ela sugere consultar a densidade demográfica das regiões que está sondando e compará-las – os dados ficam disponíveis no site do IBGE. Esses dados podem ajudar na tomada de decisão considerando uma logística facilitada de entrega para o consumidor final. O cliente não está disposto a esperar muito tempo pelo abastecimento quando fica sem o produto.

A densidade demográfica é a quantidade de população presente em um quilômetro quadrado. “Quanto maior a densidade demográfica da região, melhor para o dono da revenda de gás, que consegue entregar uma maior quantidade de gás num raio menor. Ele fideliza o cliente e reduz seu custo de entrega.”

Também vale a pena o empreendedor checar se há vias alternativas de acesso na região em que pretende se instalar. Assim, consegue fugir de engarrafamentos quando precisar se deslocar para os bairros que ele quer atender.

LEIA MAIS:

Qual a estrutura mínima para montar uma revenda de gás6 dúvidas comuns sobre terreno para revenda de gás

Estratégia e investimento

Flavio explicou sobre o critério utilizado pela Ultragaz para definir as regiões em que vale a pena abrir uma nova revenda de gás. “A empresa faz uma análise do potencial de consumo versus a oportunidade de entrada, analisa participação de mercado, desempenho da empresa na região e rentabilidade.”

Os representantes da empresa falaram sobre a importância de o empresário verificar com a prefeitura se é permitido funcionar uma revenda de gás no local desejado. Este é o primeiro passo. Caso a prefeitura emita um parecer favorável, começa o processo de formalização do negócio, com abertura de CNPJ, alvarás e envio da documentação com a ANP.

LEIA TAMBÉM: Confira 10 passos para montar uma revenda

Para dar um parâmetro aos interessados quanto ao espaço físico a ser buscado, Karina lembrou as classes de revenda de gás, tamanho do lote e área de armazenamento para os botijões, que é possível conferir clicando no conteúdo Quais são os tipos, portes e classes de revendas de gás GLP? “A melhor pessoa para orientar sobre o tamanho de lote ideal para seu perfil e possibilidade de investimento é o consultor comercial da Ultragaz da região. Ele estima expectativa de rentabilidade já projetando para médio e longo prazo”, afirma Karina Gomes.

Respondendo a perguntas da audiência, Flavio explicou que a estimativa de investimento inicial para abertura de uma revenda de gás é de R$ 60 mil, variando conforme tamanho, porte e região, claro. Esse valor estimado engloba investimentos na construção civil da revenda (fazendo as adaptações conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas e do Corpo de Bombeiros), compra de vasilhames, investimento em frota, telefone, computador, material do escritório. “A Ultragaz já se mostra parceira desde o início, arcando com a identidade visual da revenda e da frota. Oferece também ao parceiro o enxoval de inauguração.”

LEIA TAMBÉM: Como a Ultragaz apoia o marketing de suas revendas

Restrições técnicas

Karina e Flávio dedicaram um bloco do webinar para apresentar informações mais técnicas, citando regras e restrições tanto no que diz respeito à parte externa da revenda de gás – como distanciamento mínimo necessário em relação a lugares que podem ter aglomerações, como escolas e igrejas, quanto à parte interna. Neste caso, Karina trouxe dados da NBR 15.514. A norma traz exigências quanto a área de circulação, ventilação, distanciamentos da área de armazenamento em relação aos muros, aos vizinhos e à frota. Karina também falou sobre a necessidade de elaboração de um projeto de prevenção de incêndio para a revenda de gás.

Novamente, os especialistas falaram sobre a importância de manter contato com o consultor comercial da Ultragaz, que sabe as regras locais e as particularidades do Plano Diretor de cada município.

Este foi o momento de maior interação da audiência. Revenda de gás do tipo multiclasse e a possibilidade de abrir uma revenda de gás em um terreno próprio onde já exista outro negócio em funcionamento foram algumas das perguntas. Também houve interesse em conhecer melhor as diferenças entre o modelo de negócio da revenda de gás Ultragaz e o sistema de franquias. O assunto foi o tema central deste webinar que realizamos em 2020 com a participação do Sebrae.

Uma informação interessante trazida pelos representantes da Ultragaz foi sobre a possibilidade de um empresário reativar uma revenda que não está mais em operação. Assim, é possível aproveitar a estrutura montada e ter a certeza de que existe a liberação para o funcionamento de uma revenda naquele local.

LEIA MAIS: Revenda de gás Multiclasse é opção para negócios em expansão

Para encerrar, Karina e Flavio falaram sobre a consultoria consultiva oferecida pela Ultragaz para os empreendedores em processo de abertura da revenda de gás, um diferencial da empresa. Eles trouxeram exemplos práticos de como o suporte do consultor é decisivo e traz segurança aos empresários.

BAIXE AGORA O E-BOOK GRATUITO: Abrindo uma revenda de gás: responsabilidades do empreendedor e da Ultragaz

Ficou interessado pelo modelo de negócio das Revendas Ultragaz? Solicite o contato da nossa equipe comercial clicando no banner.


Comentários

  1. Rodrigo José de Andrade

    Bom dia! Eu gostaria de receber o contato de um consultor da Ultragaz para obter mais informações sobre o processo de abertura de uma revenda de gás.

    1. Ultragaz

      Olá, Rodrigo. Agradecemos o seu interesse. Se quiser saber mais sobre o processo de abertura de uma revenda de gás, sugerimos a leitura do texto Confira 10 passos para montar uma revenda de gás. Se quiser aprofundar a conversa e tirar dúvidas com a nossa equipe de consultores, basta preencher este formulário e aguardar o contato. Abraços,

  2. Liliane dos santos Guimarães

    A princípio, preciso saber qual o menor tamanho para uma distribuidora de gás.

    1. Ultragaz

      Liliane, uma revenda de gás classe I precisa de no mínimo 30 m². Neste texto, você encontra algumas informações sobre o terreno e locais para instalação de uma revenda de gás.

  3. Roseneide moreira da Silva

    Tenho interesse em ser um revendedor da Ultragaz. Gostaria de uma visita de um consultor para obter algumas informações para entender se o investimento vale a pena.

    1. Ultragaz

      Roseneide, a revenda de gás é um negócio seguro e rentável até em momentos de crise. Para falar com um consultor da Ultragaz, preencha aqui o formulário e entraremos em contato para agendar uma visita.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *