[Webinar] Tire suas dúvidas sobre modelo de negócio de revenda Ultragaz | Ultragaz Revendas
[Webinar] Tire suas dúvidas sobre modelo de negócio de revenda Ultragaz

Ideias e Negócios

[Webinar] Tire suas dúvidas sobre modelo de negócio de revenda Ultragaz

[Webinar] Tire suas dúvidas sobre modelo de negócio de revenda Ultragaz

A busca de empreendedores por alternativas para investir seus recursos passa por uma série de questionamentos, tanto em relação ao modelo de negócio ideal para o seu perfil quanto em relação à marca a qual irá se associar, sua história, credibilidade e solidez.

Para oferecer respostas às dúvidas mais frequentes dos empresários quanto ao modelo de negócio de revenda de gás, inclusive dando a oportunidade a eles de enviarem seus questionamentos em tempo real a especialistas no tema, a empresa promoveu, em 14 de julho, o webinar “Revendas Ultragaz: tire suas dúvidas sobre este modelo de negócio”. O evento virtual contou com a participação de dois gerentes da empresa: Fabio Rivoiro, responsável pelo mercado Centro-Oeste, e Fernando de Oliveira Silveira, gerente de mercado deste modelo de negócio para a região Sul do país.

Para conferir este webinar na íntegra, basta clicar aqui.

Modelo de negócio

Rivoiro iniciou o bate-papo destacando as vantagens de empreender no segmento de GLP. Como o produto é um bem essencial e está presente em 95% dos lares brasileiros, é consumido regularmente e apresenta grande resiliência, como foi verificado durante o período de quarentena. “É um modelo de negócio que exige baixo investimento e traz um retorno rápido. Como se trata de uma revenda de produto único, que não conta com prazo de validade, o estoque é fácil de ser controlado”, destacou.

Silveira também destacou a resiliência do setor: “Temos sorte de atuarmos em um segmento que não sofreu com a pandemia. Registramos aumento de consumo na área residencial, já que as pessoas tiveram de passar mais tempo dentro de casa. As transformações pelas quais passamos foram em relação aos processos de higiene e de relacionamento com os clientes, com o uso de máscaras e distanciamento, e nosso negócio se adaptou muito bem a isso”.

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A operação especial montada pela empresa para garantir o fornecimento diário do GLP às revendas (e, consequentemente, à população) mesmo diante do aumento exponencial da demanda e ao mesmo tempo preservar a saúde dos seus colaboradores e de toda a cadeia ligada também foi um tema abordado no webinar. “Os revendedores elogiaram muito a nossa conduta diante da nova demanda, um processo muito bem estruturado pela companhia”, reforçou Rivoiro.

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Revendas x franquias

Silveira apresentou à plateia virtual as principais diferenças entre o modelo de negócio de revenda e o sistema de franquias, já que essa costuma ser uma dúvida muito frequente entre empresários que analisam as possibilidades de investimento.  

“O sistema das franquias é mais engessado, com padronização dos valores, sistemas e parâmetros da operação. O modelo de negócio das revendas Ultragaz é mais flexível. Conta com diretrizes gerais, mas valoriza muito o conhecimento do revendedor em relação à localidade em que está presente e suas habilidades específicas, por isso oferece autonomia para a atuação”, comenta Fernando.

Ele completou explicando que, enquanto o conceito de franquia é o de transferência de know-how, as revendas trabalham a partir do direito de uso da marca. “Naturalmente isso muda os valores. A franquia exige investimento mais alto e o retorno é mais lento. No modelo de negócio de revenda não há cobrança de royalties nem de taxa fixa. Trabalham a partir da compra e circulação de mercadoria.”

Diferenciais em relação à concorrência

No que diz respeito aos diferenciais em relação à concorrência, o gerente responsável pela região Sul destacou a parceria da Ultragaz com o revendedor desde a concepção do negócio, a partir de um suporte da equipe de consultores antes mesmo de o empresário se decidir por esse modelo de negócio. “Depois, há uma série de vantagens, como uma gama de canais de venda, clube de compras com descontos na aquisição de produtos e serviços, programa de subsídios para compra de vasilhames, padronização diferenciada, programas de marketing e, por fim, a própria qualidade do produto com garantia de peso certo, por exemplo.”

O novo aplicativo da Ultragaz, que permite que a população peça o botijão e que foi lançado durante a pandemia, é mais uma ferramenta de apoio ao revendedor. “A aceitação tem sido excelente, porque permite uma experiência de fim a fim, oferece a possibilidade de agendamento para o período que quiser. A avaliação na Playstore e na App Store está acima de 4,5 pontos e é uma iniciativa aderente à tendência de serviços via plataformas digitais”, destaca Fernando de Oliveira Silveira.

Classe de revendas e documentação

O webinar também abordou questões relativas às classes de revenda, documentação necessária para abertura do negócio e características do terreno ideal, tema que gerou perguntas da audiência, como a possibilidade de abrir revendas em regiões residenciais ou próximas a aeroportos.

Fabio Rivoiro, gerente de mercado para a região Centro-Oeste, explicou que cada cidade possui em seu plano diretor diferentes regras e restrições específicas. A maioria das revendas está situada em áreas residenciais, o que é positivo pela proximidade com os clientes, reduzindo custos de deslocamento para a entrega, por exemplo. Mas podem existir restrições quanto à classe de revenda liberada a operar nestas zonas — elas variam de classe 1 (520 kg de gás) a classe 7 (7.660 kg).

No que diz respeito à documentação, Rivoiro mencionou as etapas: abertura de empresa com atividade correta, elaboração do projeto, aprovação do projeto no Corpo de Bombeiros, alvará da Prefeitura, alvará de meio ambiente no caso de algumas cidades e envio da documentação para a Agência Nacional do Petróleo. O processo completo até a liberação da operação demora em média seis meses.

Segurança

Todas as questões relativas a distanciamentos de segurança de pontos de ignição, tráfego de veículos e cuidados para evitar acidentes devem estar contempladas no projeto. Vasilhames cheios e vazios devem estar separados fisicamente, por exemplo. É importante que o revendedor tenha clareza de uma informação: a revenda de GLP tem de ser exclusiva para comercialização deste produto.

As entregas na região mais próxima à revenda podem ser feitas via triciclo; para áreas mais distantes, por meio de pick-ups. “O uso de moto e de veículos fechados para transporte de gás é proibido”, lembra Rivoiro.

Fernando reforçou que a Ultragaz oferece treinamento de segurança a toda a equipe antes do início da operação. “A segurança é ponto primordial para empresa. Apresentamos todas as normas de segurança e características do produto.”

Investimento

Outro ponto que não poderia ficar de fora é o investimento inicial. Fernando de Oliveira Silveira trouxe como parâmetro o valor de R$ 60 mil. Além disso, a recomendação é contar com R$ 50 mil a R$ 100 mil como capital de giro para os primeiros meses de atuação. Esse valor considera manutenção do estoque, que varia conforme a classe da revenda, prazo de pagamento dos clientes e despesas operacionais.

Quanto ao retorno do investimento, o gerente do mercado Sul esclareceu que depende das características e da dinâmica competitiva de cada região. As margens de lucro deste modelo de negócio podem variar de 25% a 40%, sem contar as despesas. “O retorno vai depender do tamanho e porte de cada revenda e do mix de atuação. A estimativa de retorno do investimento é em torno de 18 meses”, elucidou.

Por fim, Fernando falou sobre opções de financiamento. “Cada empreendedor tem de avaliar quanto tem de recurso próprio para ver sua necessidade de alavancagem. Como alternativas para financiamento, posso recomendar bancos públicos, programas em bancos de fomento, fintechs e também cooperativas, que costumam oferecer créditos atrativos.”

Rivoiro lembrou à audiência que a orientação em relação às questões financeiras é mais uma das expertises da equipe de consultores Ultragaz. Esses profissionais buscam entender os desejos do empresário e o investimento que pretende dispor para elaborar o plano de negócio. Neste momento, é possível avaliar a alavancagem necessária até que a revenda se sustente e consiga prosperar.

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