Conheça 8 segmentos promissores para empreender na Bahia

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Conheça 8 segmentos promissores para empreender na Bahia

Conheça 8 segmentos promissores para empreender na Bahia

Salvador, capital da Bahia, é a maior cidade do Nordeste e a quarta maior do Brasil. Ao lado de Fortaleza, é a porta de entrada para muitas empresas na região Nordeste, abrigando inovações e tendências em primeira mão. Dados do Radar Sebrae indicam que a idade média das empresas no estado da Bahia é de 8,38 anos, uma boa expectativa se considerarmos que a estatística nacional de que 24,4% das empresas fecham as portas em menos de dois anos e 50%, em menos de quatro anos. Portanto, empreender na Bahia pode ser uma opção interessante. A pergunta que vem logo após essa afirmação é: mas em que segmento?

Fomos buscar essa informação e, com o apoio de Tauan Reis, coordenador de negócios inovadores do Sebrae Bahia, listamos oito áreas consideradas promissoras para quem quer empreender na Bahia. Confira a seguir.

Varejo de material de construção

“Não precisa ser inovador para ser promissor”, explica Reis, do Sebrae, ao apontar este segmento com um dos mais bem-sucedidos no Estado. Boa margem de lucro e o gerenciamento fácil do estoque, que não é perecível nem descartável, apenas perde um pouco o valor agregado conforme novas coleções são lançadas, são duas vantagens deste nicho para quem quer empreender na Bahia.

Além disso, o movimento de cuidar da casa, o desejo de tornar o espaço mais funcional e agradável que veio com a pandemia deu ainda mais fôlego para os negócios de varejo de material de construção.

Beleza e estética

A popularização de produtos e serviços ligados à beleza e estética levou este segmento a registrar elevado crescimento nos últimos anos. De 2010 a 2015, segundo levantamento realizado na época pelo Sebrae, houve um aumento de mais de 500% no número de centros estéticos e salões de beleza em funcionamento no país. Tauan Reis, do Sebrae Bahia, ainda enxerga muito espaço para expansão para quem quer empreender na Bahia, especialmente com a adesão do público masculino a esse leque de ofertas.

Saúde e bem-estar

A conscientização em relação à importância de hábitos saudáveis também mantém em curva ascendente de crescimento o segmento de produtos que enfocam saúde e bem-estar. Com público-alvo semelhante ao de produtos e serviços de beleza e estética, são segmentos que se potencializam. “Um suporta o crescimento do outro”, analisa o coordenador do Sebrae. Ele sugere esse caminho como opção para quem deseja empreender na Bahia.

Há muitos recortes possíveis, como mirar em esportes de alto rendimento e suas necessidades específicas ou em um consumidor que não é atleta, mas faz questão de consumir alimentos frescos, abrindo espaço para as produções artesanais. Reis aponta ainda os nichos dos sucos naturais congelados e dos produtos sem glúten, sem lactose e sem açúcar como caminhos interessantes para quem deseja empreender na Bahia. “Há cada vez mais aceitação, e não é preciso pensar em grandes investimentos necessariamente.”

Serviços exclusivos

Desde o início da pandemia, Tauan Reis e seus pares no Sebrae Bahia têm notado o surgimento de serviços muito segmentados com alto valor de mercado mas muita aceitação dos clientes. “A crise afetou negativamente muitos negócios, mas fez com que os empresários buscassem alternativas. E assim nascem produtos e serviços super nichados, na linha ‘gourmet’. E, do outro lado, pessoas dispostas a pagar por exclusividade desde que sejam serviços de altíssima qualidade”, explica.

Como exemplos para inspira quem está pensando em empreender na Bahia, Reis fala sobre a tendência do serviço “chef em casa” oferecida por bares e restaurantes na casa do cliente visando à experiência de um grupo seleto, e do personal paisagista, que analisa a estrutura da casa ou apartamento e faz projetos sob medida.

Infoprodutos

Mais uma tendência acelerada pela pandemia é a de infoprodutos, informação digital que pode ser vendida ou disponibilizada gratuitamente na internet. São apostilas, e-books, cursos, webséries, treinamentos. Bons conteúdos, produção e estratégia são os pré-requisitos para o sucesso do negócio.

A capacidade de escala é a principal fortaleza desse negócio, seguida pela variedade de formatos e a possibilidade de aplicação em diversas áreas de especialização, desde hobbies e aprendizados mais técnicos até formações complementares em finanças, gestão, decoração, gastronomia e marketing.

O obstáculo é a grande concorrência, por isso é importante buscar diferenciais e uma estratégia de venda mais segmentada, que pode ser, inclusive, territorial.

A necessidade de baixo investimento é um grande convite para quem quer empreender neste segmento, estando em Salvador, na Bahia ou em qualquer outro lugar, já que é um negócio que se desenvolve no meio digital.

Mercado pet

O especialista do Sebrae Bahia é categórico ao afirmar que o público da Bahia é muito aberto às novidades ligadas ao mundo pet. “Existe aceitação para todo tipo de produto e serviço lançado. Recentemente começaram a surgir psicólogos e até nutricionistas especializados em animais de estimação.”

O mercado pet tem batido recorde atrás de recorde. Um levantamento recente apontou que o segmento fatura quase R$ 35 bilhões ao ano no Brasil e que a tendência continua sendo de crescimento. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), existem mais de 140 milhões de animais de companhia, dos quais mais de 55 milhões são cães e quase 25 milhões são gatos.

Portanto, para quem deseja empreender na Bahia, este é, sem dúvida, um ótimo nicho: hotel, beleza e alimentação saudável para pets são algumas das ideias de negócios promissores.

Serviços de luxo em áreas impulsionadas pelo agronegócio

O agronegócio vem ganhando espaço nas cidades de médio porte do interior da Bahia. E a criação desses polos tem gerado uma nova demanda: oferta de produtos de luxo em cidades rurais que até então não conheciam este nicho de mercado.

Conforme esses municípios absorvem empresas maiores e grandes latifundiários, agregam também outro perfil de consumo. O que se vê, de acordo com Tauan Reis, é uma mudança no mix de produtos e serviços ofertados, com lojas e marcas que ninguém imaginaria ver por lá anteriormente.

A partir dessa informação, o investidor que deseja empreender na Bahia pode fazer uma análise das movimentações de mercado para apostar em cidades e segmentos promissores. “Sugiro mirar em duas regiões: Juazeiro e arredores e o cinturão entre Barreiras-Luiz Eduardo Magalhães.”

LEIA TAMBÉM: Na era das startups, ter um negócio tradicional é uma boa opção?

Empreender na Bahia: revenda de gás é opção segura

Criado pela Ultragaz, este é um modelo de negócio seguro e que atravessa bem os períodos de crise, porque as revendas de gás comercializam um produto de necessidade básica cuja demanda é constante: os botijões de gás GLP, também conhecido como gás de cozinha.

Quer conhecer as vantagens do modelo de revenda? Clique no banner e baixe o infográfico.

Os empresários que abrem uma revenda de gás Ultragaz contam com a consultoria da empresa desde o momento da instalação da revenda. Recebem apoio para escolha do local, formalização do negócio e definição de estratégias. Além disso, realiza investimentos e promove estratégias para manter a solidez e a reputação da marca construída nos mais de 80 anos de história.

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Como a Ultragaz apoia o marketing de suas revendas

Qual o suporte oferecido para uma revenda de gás Ultragaz?

Em Salvador, a Ultragaz é historicamente líder de mercado, com mais de 40% de marketshare, como explica Flavio Ferreira, gerente comercial da Ultragaz na região metropolitana de Salvador. Além disso, a empresa conseguiu regionalmente desenvolver muito bem os canais diretos de venda do botijão de gás, como o app e o vale-gás. São caminhos que podem ajudar no faturamento do novo empreendedor antes mesmo de ele construir sua carteira de clientes.

Uma opção interessante, acrescenta Ferreira, é a possibilidade de o empreendedor assumir uma revenda que está sendo vendida pelo atual proprietário. Assim, aproveita a estrutura pré-montada e a base de clientes. “Nossa equipe de consultores pode conectar as pontas para facilitar a negociação.”

Quer fazer parte da rede de parceiros Ultragaz? Preencha o formulário e agende uma conversa gratuita com um de nossos consultores para conhecer todas as vantagens deste modelo de negócio.


Comentários

  1. Taise disse:

    Gostaria de informações para abrir uma revenda de gás.

    1. Ultragaz disse:

      Taise, sugerimos que você baixe este material, que traz o passo a passo detalhado para abrir uma revenda de gás.

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