Franquias para cidade pequena: por que a revenda de gás é a melhor opção

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Franquias para cidade pequena: por que a revenda de gás é a melhor opção

Franquias para cidade pequena: por que a revenda de gás é a melhor opção

Iniciar um negócio em uma cidade pequena é uma possibilidade que deve ser considerada pelo empreendedor. Os municípios com menos de 50 mil habitantes representam uma grande parcela do território brasileiro e não devem ser ignorados. Abrir, por exemplo, uma revenda da Ultragaz em um desses locais pode ser sinônimo de sucesso.

De acordo com dados de 2020 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 88% dos municípios brasileiros têm até 50 mil habitantes. Eles concentram mais de 30% da população brasileira. A ABF (Associação Brasileira de Franchising) afirma que o modelo de franquias (ou franchising) está espalhado por mais de 50% do território brasileiro e que, por isso, ainda há muito espaço para investir.

Há uma série de negócios que podem ser abertos em cidades pequenas. Tudo vai depender de seu público-alvo, das características da cidade em questão e de outros fatores que abordaremos no artigo de hoje, sobre revendas e franquias.

Por que revenda de gás é melhor para cidade pequena?

Uma das opções mais rentáveis para municípios menores é, sem dúvida, a revenda de gás de cozinha (GLP), que segue o modelo de revenda. Além de ter uma demanda constante em qualquer local e a qualquer momento, o investimento inicial é relativamente baixo – a partir de R$ 60 mil.

A Ultragaz é pioneira no Brasil utilizando o modelo de revendas e contando com uma rede de parceiros. Assim, a empresa oferece o suporte adequado para o empreendedor interessado. A equipe da Ultragaz tem consultoria para a regularização do negócio, apoia na escolha do ponto de venda e na infraestrutura e oferece capacitação aos funcionários.

Diferenças entre revenda e franquia

Os sistemas de franquia e de revenda são semelhantes em alguns aspectos, como o uso da marca e dos serviços ou produtos, mas também há distinções. Nas revendas, por exemplo, não há pagamento de royalties. Além disso, o empresário tem mais autonomia para fazer o gerenciamento de seu negócio.

Em relação ao modelo de negócio, as revendas e as franquias têm uma rede de suporte ao empresário que inclui treinamentos, itens de marketing e processos. O princípio dos dois modelos, que envolve o uso de marca, é semelhante. Há diferenças, porém, quanto a margens de lucro e obrigações, por exemplo. Veja a seguir algumas das vantagens de uma revenda de GLP:

Demanda constante

O gás é um produto que nunca deixa de ser requerido pelos consumidores, mesmo em momentos de crise – ao contrário de muitos outros produtos e serviços oferecidos por franquias em cidades pequenas. É um produto de consumo linear, com alto giro e baixa sazonalidade.

E isso acontece em qualquer cidade brasileira, independentemente do tamanho, já que o gás é uma necessidade básica. Diferentemente de outros negócios, a revenda Ultragaz não conhece “altos e baixos”.

Baixa barreira de entrada

Outra vantagem da revenda Ultragaz em relação às franquias é a restrição de entrada, que é muito baixa. A legislação e as normas técnicas e de segurança exigidas são muito claras. Por sua vez, a regulação da ANP (Agência Nacional do Petróleo) já está completamente incorporada ao negócio.

Além disso, como o GLP é um produto de alta aceitação, é naturalmente próximo das comunidades. Enquanto o empreendedor pode precisar explicar no que consiste uma determinada franquia em uma região específica, ele nunca terá de explicar o que é e para que serve o gás.

Boas margens e payback

Uma loja Ultragaz oferece boas margens de lucro. A margem de lucro bruta costuma variar de 20% a 30%, enquanto a líquida varia conforme as despesas (por exemplo, aluguel, funcionários, combustível, internet e telefone) e a estratégia de precificação que o revendedor optar por usar. O payback (retorno sobre investimento) é de 18 meses, em média.

Força da marca Ultragaz

A Ultragaz tem um nome forte no mercado. É a maior distribuidora de gás GLP do Brasil, com capilaridade em todas as regiões do país e uma marca reconhecida entre os consumidores finais.

O suporte ao plano de negócios ocorre desde antes da abertura da revenda, incluindo a escolha do local mais propício e adequado para as instalações, o marketing, a identidade visual e a orientação para o cumprimento de normas técnicas e procedimentos legais.

Adicionalmente, a Ultragaz oferece o treinamento para o empreendedor e sua equipe e o respaldo às ações de gestão administrativa e financeira.

Segmentos de franquias para cidades pequenas

No caso das franquias, o ideal é que a rede escolhida possa servir para grande parte do público da cidade. Do contrário, pode não haver um volume expressivo de consumidores para manter o negócio. Confira alguns exemplos do que é possível fazer:

Alimentação

Todas as pessoas precisam comer, independentemente de estarem em uma cidade pequena ou em uma megalópole. É importante conhecer os habitantes da cidade e a forma como consomem alimentos. Se investir em bares, lanchonetes e restaurantes, estude se a população busca por quilos, bufês ou pizzarias, ou qual o tipo de bebidas e petiscos mais consumidos.

Mercados e farmácias

Frequentemente, esse tipo de franquia (que é essencial) tem pouca presença em cidades pequenas. Muitas cidades possuem um único mercado, que é caro e oferece estrutura ruim. Isso significa que investir em um estabelecimento com mais variedade e bons preços pode fazer a diferença. O mesmo vale para as farmácias, segmento que apresenta diversas opções de franquias atualmente.

Serviços de saúde

Não importa a cidade: o Brasil tem diferentes problemas no que diz respeito à oferta de serviços de saúde e de odontologia. Em cidades pequenas, é possível observar a carência de atendimento médico e dentário de qualidade. Com isso, abrir uma franquia nesse segmento pode ser uma boa ideia para o empreendedor.

Estética e beleza

Outra área que, independentemente do local, sempre terá demanda é a de cuidados pessoais – por exemplo, salões de beleza que fornecem serviços como cortes de cabelo.

Esse é um setor em crescimento. Aqui, a dica é escolher redes que atendam a um público mais abrangente e heterogêneo e que também contemplem outros serviços, como manicure e design de sobrancelhas.

Combustíveis

Na verdade, os postos de gasolina pertencem ao modelo de negócio de revenda. De qualquer forma, é um serviço fundamental e que possui demanda em qualquer tipo de cidade. Vale somente analisar se existe oportunidade para mais um posto na cidade escolhida, especialmente por se tratar de uma opção com um investimento mais alto.

Como montar uma franquia em cidade pequena

Para montar uma unidade de franquia em um pequeno município, é recomendável uma análise criteriosa do mercado local e a escolha adequada do tipo de negócio a ser instalado para que o empreendimento seja bem-sucedido.

Além disso, é importante ressaltar que cada negócio e cada cidade têm suas particularidades. Por isso, é essencial adaptar as seguintes orientações à realidade do local específico:

Escolha do nicho

Uma das primeiras iniciativas a serem tomadas dentro da escolha do nicho é avaliar a concorrência local. Identifique quais franquias já estão presentes na cidade e seus pontos fortes e fracos. Analise como sua franquia poderia se diferenciar.

Definição do público-alvo

Realize uma pesquisa detalhada sobre a cidade onde deseja montar a franquia. Entenda a população, o perfil socioeconômico, os hábitos de consumo e as demandas não atendidas. A partir disso, trace o perfil de seu público-alvo.

Escolha do local

Escolha uma localização estratégica para a franquia, levando em consideração o fluxo de pessoas, a acessibilidade, o perfil do público-alvo e a proximidade com outras empresas.

Escolha da franquia

Selecione uma franquia que seja adequada ao perfil da cidade e à demanda local. O ideal é considerar redes com modelos de negócio flexíveis e adaptáveis a diferentes mercados.

Vantagens de investir em uma franquia para cidade pequena

Há muitos benefícios em escolher pequenas cidades para abrir uma loja franqueada, tanto para o novo empreendedor como para o franqueador. No caso da empresa que detém os direitos da rede, certamente colherá os frutos de explorar um novo mercado após ter feito a avaliação minuciosa do local.

Já para o franqueado, além das óbvias vantagens com a lucratividade do negócio, possivelmente contará com uma baixa concorrência. De quebra, viverá e trabalhará em um lugar mais tranquilo e com mais qualidade de vida em comparação às grandes metrópoles.

Isso leva a um outro privilégio: as cidades menores são conhecidas pela tradição, pela calmaria e pelos clientes fiéis. Assim, é possível permanecer por muito tempo sem ter de se reinventar continuamente.

Por fim, existe a facilidade de instalação do espaço físico. Nesses municípios, os aluguéis costumam ser mais baratos. Estude se há incentivos da prefeitura para empresas que desejam se instalar ali, como isenção de impostos e de taxas.

Diferenças entre franquia e microfranquia

Microfranquia é uma nomenclatura do setor para identificar o franchising de baixo investimento – para sermos mais específicos, com valor até R$ 135.000. Se o aporte inicial for acima desse montante, o formato de operação será normal.

Apesar do investimento inicial ser considerado baixo, é importante ressaltar que as franquias de baixo custo requerem a mesma dedicação e cuidado que outros formatos.

Esse modelo de franquias mais baratas é especialmente atrativo para cidades menores, pois tem baixo custo inicial, operação mais simples e maiores lucros para o franqueado. As microfranquias “home based”, por exemplo, podem ser abertas com baixo investimento e são operadas a partir de casa.

Vale a pena abrir franquia em uma cidade pequena?

Nossa conclusão sobre o franchising em pequenas cidades é: depende, vale a pena investir tanto em franquias como em revendas nesses locais. Recomendamos o formato de revenda de gás pelos motivos que detalhamos acima.

Caso você tenha se interessado por essa possibilidade, e queira entender melhor as principais vantagens e diferenças, o time de especialistas da Ultragaz Revendas pode orientar sobre a viabilidade em sua região.

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Comentários

  1. MARIA ANGELICA REIS NETA disse:

    É possível abrir uma revenda de gás sem ter todo o capital de investimento?

    1. Ultragaz disse:

      Olá, Maria Angélica. Para complementar o investimento, existem opções de financiamento. Neste texto, apresentamos algumas alternativas disponíveis e também os pontos de atenção para quem opta por esse caminho.

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